ONU: Vaticano pede solução internacional para crise na Síria

Representante da Santa Sé propõe reforma de organismos das Nações Unidas perante novo cenário mundial

Nova Iorque, Estados Unidos da América, 03 out 2012 (Ecclesia) – O secretário do Vaticano para as relações com os Estados apelou a uma solução internacional para a crise na Síria, durante a 67ª sessão ordinária da Assembleia Geral da ONU, a decorrer em Nova Iorque.

D. Dominique Mamberti destacou que o confronto entre as forças do regime sírio e a oposição ao regime de Basha al-Assad, que se arrasta desde março de 2011, só pode resolver-se “respeitando as regras dos direitos internacional e humanitário”.

O diplomata da Santa Sé disse ainda que o atual cenário internacional exige uma “reforma” dos organismos das Nações Unidas, após quase 67 anos de existência.

“Como é possível que não obstante a adesão universal à Carta das Nações Unidas e aos Tratados Fundamentais, não seja possível estabelecer uma justa e verdadeira governabilidade mundial?”, questionou o arcebispo nascido em Marrocos.

Para o representante da Santa Sé, é de lamentar que guerra, terrorismo e criminalidade sejam considerados como “a maneira mais fácil, para certos setores da população mundial, de sair da pobreza e criar um espaço na arena internacional”.

D. Dominique Mamberti, citado pelo portal de notícias do Vaticano, aludiu ainda às desigualdades, ao aumento do fosso entre ricos e pobres, ao progresso tecnológico e à crise económica e financeira.

“Tudo isso prejudicou o equilíbrio internacional desde a Guerra Fria até hoje, desintegrando ao longo dos anos o núcleo de valores defendidos pela ONU”, ressaltou o prelado.

Nesse sentido, o arcebispo disse que a Santa Sé propõe uma “resposta moral” e defende a “visão transcendente” do ser humano, sem a qual seria “ilusório querer garantir a coexistência pacífica entre os povos”.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top