Óbito/Porto: Bispo de Setúbal lembra «presença amiga e sensível» de D. António Francisco dos Santos

D. José Ornelas lamenta morte de «amigo»

Setúbal, 11 set 2017 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal lamentou hoje a morte de D. António Francisco dos Santos, de quem recordou a “presença amiga e sensível”.

“Quem conheceu o D. António sabe bem avaliar a perda que a sua inesperada partida significa no panorama da Diocese do Porto, da Igreja e do país. A sua presença amiga e sensível, a sua visão clara e iluminada, a sua dedicação pastoral inspirada pelo Evangelho, permanecem na nossa memória e continuarão e inspirar uma postura de dignidade e de coerência humana e cristã”, escreve D. José Ornelas, numa mensagem enviada à Agência ECCLESIA.

D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto, faleceu esta manhã aos 69 anos, na Casa Episcopal da diocese, que anunciou a morte, em comunicado oficial.

O corpo bispo do Porto vai estar em câmara ardente a partir das 17h00 de hoje e as exéquias solenes celebram-se no dia 13 de setembro, às 15h00, na Catedral do Porto.

D. José Ornelas, bispo de Setúbal, fala numa “notícia muito triste para o Porto, para a Igreja e para o país”, manifestando “profunda dor e surpresa”.

O prelado apresenta “sentidos pêsames” à Diocese do Porto e à família do D. António Francisco dos Santos “por esta inesperada e dolorosa perda”.

“Bem-haja, caro D. António, pela herança de homem, de discípulo de Cristo e de pastor que nos deixa. Que o Bom Pastor o receba misericordioso nos seus braços e nos dê a força de imitar e continuar a sua atitude de pessoa de coração simples e amigo, de mente iluminada e de generoso serviço à Igreja e à humanidade”, concluiu D. José Ornelas.

O falecido bispo era natural de Tendais, no Concelho de Cinfães (Diocese de Lamego), onde nasceu a 29 de agosto de 1948; foi ordenado padre em dezembro de 1972.

João Paulo II nomeou-o auxiliar de Braga, a 21 de dezembro de 2004, tendo sido ordenado bispo em março de 2005, na Sé de Lamego; Bento XVI escolheu-o como bispo da Diocese de Aveiro, em setembro de 2006 e tomou posse a 8 de dezembro do mesmo ano.

D. António Francisco dos Santos foi nomeado bispo do Porto em fevereiro de 2014, sucedendo a D. Manuel Clemente, e tomou posse a 5 de abril do mesmo ano.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top