Professor jubilado da Faculdade de Teologia era diretor da edição portuguesa da Revista Internacional Católica «Communio»

Lisboa, 24 out 2017 (Ecclesia) – O padre Henrique Noronha Galvão, antigo aluno do Papa Emérito Bento XVI e ex-membro da Comissão Teológica Internacional, faleceu hoje em Lisboa aos 80 anos de idade.

O seu funeral é celebrado esta quarta feira, pelas 15h00, na igreja de Alvarenga (Diocese de Lamego, Distrito do Porto), sua terra natal.

O professor jubilado da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa nasceu em 1937 e foi ordenado sacerdote no Patriarcado de Lisboa.

Após o curso no Seminário dos Olivais, o padre Noronha Galvão fez o doutoramento em Teologia Dogmática na Universidade de Regensburg, na Alemanha, orientado por Joseph Ratzinger, agora Papa Emérito Bento XVI, sobre o tema “O conhecimento existencial de Deus em Santo Agostinho. Uma leitura hermenêutica das Confissões”.

Enquanto antigo aluno do atual Papa Emérito Bento XVI, o padre Henrique Noronha Galvão participava regularmente nos encontros do chamado ‘Círculo Ratzinger’ ( Ratzinger Schülerkreis).

D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca, vai presidir hoje à Missa de corpo presente, pelas 19h45, na igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Lisboa.

Esta quarta-feira, no mesmo local, às 10h00, será celebrada uma Missa, presidida por D. Nuno Brás, bispo auxiliar de Lisboa; após esta celebração, o funeral seguirá para a igreja de Alvarenga.

Falecido um dia após ter feito 58 anos de ordenação sacerdotal, o padre Henrique Noronha Galvão era diretor da edição portuguesa da Revista Internacional Católica ‘Communio’.

A sua última lição na Faculdade de Teologia da UCP decorreu em janeiro de 2009, tendo como temática central a ‘Conversão à Sabedoria. A Atualidade de Santo Agostinho’.

Na mesma ocasião, a Didaskalia – Revista da Faculdade de Teologia/Lisboa – publicou um número dedicado ao teólogo, incluindo uma nota do Papa Bento XVI, que qualificava de “obra-prima” a tese de doutoramento do homenageado.

PR/OC

Partilhar:
Share