Padre Álvaro Artur do Lago assume o cargo, em substituição do padre Fernando Maio de Paiva
Setúbal, 10 jan 2024 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal, D. Américo Aguiar, nomeou o padre Álvaro Artur do Lago, salesiano de Dom Bosco, como vigário Forâneo da Vigararia de Setúbal, foi anunciado esta segunda-feira.
A nomeação acontece depois do padre Fernando Maio de Paiva, que ocupava o cargo, ter sido designado vigário-geral da Diocese de Setúbal.
“Em razão da nomeação do Pe. Fernando Maio de Paiva, para o ofício de Vigário Geral da Diocese de Setúbal, sendo necessário prover à nomeação um novo Vigário Forâneo, a fim de garantir a boa coordenação da Vigararia de Setúbal, tendo auscultado o clero desta Vigararia; de acordo com o que prescrevem as normas canónicas e diocesanas; nomeio Vigário Forâneo da Vigararia de Setúbal o Rev.do Pe. Álvaro Artur Pinto do Lago, SDB, para completar o mandato com início em maio de 2021”, pode ler-se na informação partilhada pela Diocese de Setúbal.
O padre Álvaro Artur Pinto nasceu a 23 de julho de 1971 e é natural do Monte do Estoril, em Cascais; professou na Congregação Salesiana a 8 de setembro de 1990 e foi ordenado padre a 28 de janeiro de 2001.
Durante 18 anos, de 2001 a 2019, desempenhou a função de coordenador das atividades pastorais em colégios salesianos, numa primeira fase em Lisboa (2001-2006) e depois no Funchal (2006-2017).
Seguiu-se o cargo de delegado para a Pastoral Juvenil da Província Salesiana de Portugal que assumiu entre 2017 e 2023, sendo que atualmente exerce o papel de delegado provincial para a comunicação social.
No que respeita à Diocese de Setúbal, executa desde 2019 a função de pároco in solidum de São José (Setúbal), transitando no ano passado à qualidade de moderador.
“Entre 2021 e 2022 integrou o Conselho Presbiteral. É Assistente do Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal e responsável da Pastoral do Ensino Superior no Polo Universitário de Setúbal”, informa a Diocese de Setúbal.
Nomeações: Bispo de Setúbal nomeia vigários-gerais da diocese
LJ/OC