Noite UP’S já é um marco na juventude de Braga

Foram mais de 600 pessoas a participarem na quarta edição da «Noite UP’S – ‘Upa’ Para o Sameiro! Uma directa com Deus», na sua esmagadora maioria adolescentes e jovens. Inscritos e participantes de última hora, o número superou as expectativas do Grupo de Peregrinos, entidade que coordena a actividade, que tinha como objectivo juntar meio milhar de jovens.

Os peregrinos noctívagos puderam desfrutar de uma noite quente que possibilitou uma maior capacidade de concentração, uma vez que eram menores os motivos de preocupação e distracção.

Paulo Barbosa, em declarações ao Diário do Minho, deu conta de uma população entre 16 e os 18 anos de idade, ainda que houvesse peregrinos de outras faixas etárias.

“É bom depararmo-nos com gente que aparece à procura de algo de novo e depois se encontra e se insere com uma realidade que pensava não ser possível para si”, assinalou.

O jovem carmelita Tiago Casaleiro destacou o facto de a «Noite UP’S» ter possibilitado às centenas de jovens presentes “associarem a alegria à oração”, duas realidades que nem sempre são observadas e vividas pela juventude cristã. Num clima de noitada foi possível “reflectir com alegria e até diversão”, assinalou aquele responsável pela organização.

Dos participantes, Tiago Casaleiro afirma ter escutado que a edição deste ano “foi melhor” do que a anterior “porque como foi mais curta viveu-se de forma mais intensa, acrescendo o facto de os horários terem sido respeitados ao contrário dos atrasos do ano passado”.

Foi ainda destacada a “surpresa” para todos que foi a recriação da mesa das Bodas de Caná (tema da jornada deste ano) por um grupo de paroquianos de S. Pedro de Escudeiros, Braga, orientados por Joaquim Ribeiro, aluno de Grotwsky em Itália.

A Eucaristia presidida pelo Arcebispo de Braga, D. Jorge  Ortiga, foi um dos momentos altos da noite. “Um excelente sinal de comunhão eclesial e de acolhimento», destacou Tiago Casaleiro.

A próxima edição está já a ser equacionada. “Até 2011!” foi a última frase que os participantes escutaram no encerramento da Noite UP’S deste ano.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top