Níger: Homens armados atacaram duas aldeias em área onde «o terrorismo administra o tráfico»

Cidade do Vaticano, 04 jan 2021 (Ecclesia) – O portal ‘Vatican News’ informou hoje que “pelo menos 100” pessoas foram mortas por homens armados que atacaram este sábado duas aldeias do Níger, numa zona de deserto.

“Trata-se de uma espécie de marca, uma marca internacional que alguns grupos assumem para confrontar outros. Na verdade, trata-se de uma vasta área onde o terrorismo administra o tráfico com interesses locais, mas a isso sobrepõe-se o plano de interesses geopolíticos em que também entram as dinâmicas externas de poder”, disse o jornalista Luca Mainoldi, responsável pela informação sobre África na agência de notícias Fides, do Vaticano.

O portal ‘Vatican News’ indica que, até hoje o balanço, era de pelo menos 100 vítimas mortais e explica que o “terror” deste ataque às aldeias de Tchombangou e Zaroumdareye, “acompanha o tráfico de seres humanos, de armas e de drogas entre o Mali, o Níger e Burquina Faso”.

“A violência é tão generalizada quanto a instabilidade política e as más condições de vida: os feridos do último ataque foram levados para dois hospitais, a mais de 100 quilómetros de distância”, acrescenta a nota do portal de notícias do Vaticano, lembrando que, em 2019, foram registadas cerca de quatro mil mortes apenas por atos de terrorismo, segundo uma estimativa da ONU.

O ‘Vatican News’ explica que a área atacada está em emergência, por casa da violência e da guerra civil, desde 2017.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top