Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 02 nov 2022 (Ecclesia) – O Vaticano vai promover este sábado, pelas 17h00 (16h00 em Lisboa), a cerimónia de inauguração do presépio e da árvore de Natal que vão acompanhar os peregrinos, na Praça de São Pedro, durante as próximas semanas.

A árvore de Natal tem cerca de 26 metros de altura e chegou da pequena aldeia montanhosa de Rosello, na província de Chieti, a cerca de 200 quilómetros de Roma; o abeto provém de atividades de cultivo e não de áreas naturais, tendo sido cortada porque representava perigo para alguns edifícios próximos.

As decorações foram preparadas por crianças do centro residencial de reabilitação psiquiátrica “Quadrifoglio”, em colaboração com os avós do centro de acolhimento de idosos “Santo António” de Borrello, na mesma região italiana.

Já o presépio para o Natal de 2022 vem de Sutrio, na província de Udine, sendo inteiramente feito de madeira, com uma semiesfera que funciona como gruta, que acolhe a Sagrada Família; em volta, serão colocadas várias personagens em tamanho real.

A cerimónia de inauguração vai ser presidida pelo cardeal Fernando Vérgez Alzaga e a irmã Raffaella Petrini, respetivamente presidente e secretária-geral do Governo do Estado da Cidade do Vaticano.

O evento conta com a presença de delegações oficiais dos lugares de origem do presépio e da árvore, bem como representantes da Guatemala, que ofereceu o presépio do auditório Paulo VI.

As várias delegações vão ser recebidas em audiência pelo Papa Francisco, para a apresentação oficial dos presentes, na manhã de sábado.

O presépio e a árvore da Praça de São Pedro permanecem expostos até o final do tempo litúrgico de Natal, que coincide com a festa do Batismo do Senhor, a 8 de janeiro de 2023.

OC

Partilhar:
Share