Casal de imigrantes vive primeira experiência fora do país, procurando criar pontes entre tradições natalícias

Foto: Agência ECCLESIA/LFS

Bragança, 28 dez 2018 (Ecclesia) – O casal Luiseiny e Angel Mayz, imigrantes venezuelanos que vivem em Bragança, recordam a vivência e tradições do Natal no seu país de origem, que replicaram na capital nordestina com vontade de conhecer a realidade portuguesa.

“O Natal era muito alegre. Uma festa que se faz com muita antecipação e é tudo muito contente nas coisas que fazemos, quer seja a comida, como a música”, disse Luiseiny Mayz à Agência ECCLESIA.

A jovem venezuelana lembra que desde o princípio de novembro que as pessoas começam a celebrar e preparar o Natal como um processo.

Já Angel Mayz realça que ambos gostam muito das tradições do seu país, onde “as pessoas partilham comida”, passam pelas casas dos vizinhos, e “partilham momentos muito alegres”.

Luiseiny Mayz e o marido vieram para Portugal à procura de melhores condições de vida; aqui, nos primeiros dias de setembro, nasceu Diego, filho do jovem casal, que foi acompanhado pelo Serviço Diocesano das Migrações e Minorias Étnicas de Bragança-Miranda e pela Associação Entre-Famílias.

Angel Mayz revela que neste primeiro Natal em Portugal, a intenção foi “tentar recuperar as tradições” da Venezuela “em casa” e “partilhar, convidar as pessoas conhecidas”, numa reunião em volta da “música, comida, tradições” do país que acolhe a segunda maior comunidade estrangeira de portugueses e vive uma crise económica e política.

“Temos e queremos integrar-nos na sociedade e partilhar as tradições portuguesas, mas no Natal há um espírito que invade os corações dos venezuelanos de partilha, de perdoar o próximo, estar bem com os vizinhos, os familiares”, desenvolveu.

Angel Mayz destaca que o Natal é para “esquecer as coisas más e aproveitar o bom que está a acontecer”.

A Venezuela é o destino do projeto internacional apoiado pela campanha de Natal da Cáritas Portuguesa, ‘10 milhões de Estrelas – um gesto pela Paz’, visando financiar a iniciativa ‘Nutrir com Esperança’.

As vivências natalícias de Luiseiny e Angel Mayz estão hoje em destaque na emissão do Programa ECCLESIA, na Antena 1 da rádio pública, pelas 22h45.

LFS/SN/CB/OC

Partilhar:
Share