Natal: Ir além dos pormenores e do «folclore» natalício

Bispo de Leiria-Fátima considera que o mistério do Natal «encoraja e conforta» o «caminho incerto e obscuro».

Leiria, 14 dez 2012 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima considera que o mistério do Natal “encoraja e conforta” o “caminho incerto e obscuro, ilumina o sentido da história, é fonte de esperança perene para o mundo”.

Neste ano de 2012, os cristãos são chamados a celebrar o Natal cristão no “contexto eclesial do Ano da Fé e no contexto social da crise que atravessa o nosso país e toda a Europa”, refere D. António Marto, numa mensagem enviada, hoje, à Agência ECCLESIA.

Na mensagem de Natal que dirige aos diocesanos de Leiria-Fátima, o prelado reconhece o momento “difícil” e aponta diretivas como oportunidade para irmos além dos pormenores e do “folclore” do Natal, rumo ao “coração” desta quadra, “Deus connosco na nossa carne humana”.

Centrada na palavra “esperança”, a mensagem natalícia refere em concreto algumas das certezas que a fé cristã pode oferecer no “momento difícil que vivemos e nos traz inquietos, inseguros e assustados”, como sejam a confiança, a luz, a perseverança, a solidariedade, o despertar para a “necessidade de valores espirituais” e de “novos modos ou estilos de vida”, escreve o bispo diocesano.

Dirigindo-se, especificamente, aos cristãos, D. António Marto recorda que estes são chamados a manter “acesa esta esperança que Jesus veio atear no mundo” e aponta formas de o realizar, “através de redes de solidariedade, de acolhimento, de construção de respostas às necessidades fundamentais, de promoção dos laços de vizinhança e coesão social, de educação para uma nova cultura do social e da política, do anúncio da beleza, da bondade e da novidade de Cristo, nossa esperança”.

Uma dessas formas concretas de levar “esperança ao coração de alguém necessitado” será a participação na campanha da Cáritas “10 milhões de estrelas, um gesto pela paz”, lembra o bispo de Leiria-Fátima.

LFS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top