Natal em missões militares

“Ser-lhe-á dada a glória do Líbano…”

Nós, militares das Nações Unidas, somos mensageiros desta glória, que é Jesus Cristo que liberta de tudo o que divide, oprime a Sua dignidade em cada homem, sua imagem e semelhança.

Experimentamos o Amor, no esquecimento de nós próprios, no afastamento do comércio natalício, do seu ruído, no distanciamento do conforto da família, de tudo o que não permite a convergência para o centro, para a interioridade do coração e da vida.

Aqui é mais fácil perdermo-nos em Deus. Sentir o seu chamamento e a sua luz.

Aqui a profecia “o brilhar do sagrado traído em cada rosto”, realiza-se com a nossa carne.

Aqui caminhamos mais solidários, sonhamos unidos, que a mensagem inquietante do Presépio de Belém se está a operar em cada dia.

Aqui as flores do Líbano, são a alegria das crianças que nos abraçam, seu perfume é a esperança que vai renascendo, neste povo em busca de justiça e de paz.

Aqui o Maranatha, “vem Senhor Jesus”, encontra eco nesta terra ressequida, que teima em não desistir, até que o Mistério de Deus Menino e da sua presença, se realizem efectivamente.

Aqui não pode haver lugar à infidelidade; da Pátria, da Família, da Missão para o qual fomos chamados, sob pena de celebrarmos um Natal traído, adúltero ou cobarde. Natal bárbaro sem o Amor ilimitado da presença do Deus Menino.

Aqui somos todos peregrinos, “mais livres de tudo, excepto do seu Amor”.

Aqui somos todos promotores duma cultura solidária, tolerante, que promova a justiça social e a igualdade de oportunidades. Estes são os presentes que oferecemos ao Menino, a este país, neste Natal. Nações Unidas, qual “voz no deserto”, preparando os caminhos da vinda do Senhor Jesus, palavra reveladora do Amor do Pai.

Aqui ou entramos pela porta estreita do acolhimento, do coração puro e humilde do Menino, ou ficamos à porta  do lamento dum Natal adiado.

Faço votos que este Natal seja marcante, profundo na vida de cada um de nós,na alegria de Deus, por termos acolhido o seu Filho muito amado nos nossos projectos de vida

Capelão Benjamim Silva, da Uneng 3 no Líbano

Kosovo Natal 2007

Cheguei ao Kosovo a 20 de Novembro 2007, em voo de sustentação, após algum tempo de interregno no Território Nacional. Vinha algo apreensivo, porque integrar uma força com a missão em curso, não seria fácil – em meu entender – mas, assim não aconteceu.

Esperado e recebido no Aeroporto de Slatina por conhecidos e amigos, de pronto fui conduzido a Slim Lines pelo CADJ Marques que não tardou a trazer á cena missão anterior na Bósnia e nos vinte minutos de viagem ainda abordámos outras questões, familiares aos dois.

A primeira surpresa foi encontrar um grupo significativo de militares que se afeiçoaram à MSU (Multinational Specialized Unity) onde pelas 10h30 participavam na Eucaristia, elogiando o Capelão Italiano que, algumas vezes, teve o cuidado de preparar umas palavras de reflexão em Português.

A segunda, e igualmente agradável, surpresa foi encontrar um Grupo Coral e Instrumental que assumiram a preparação da Eucaristia e logo disseram: “Capelão, deixe connosco os cânticos …” Assim aconteceu, continua … e, cada vez, com mais exigência de qualidade e sentido litúrgico.

Outra nota de satisfação, … ao apresentar-me ao Capelão COMKFOR logo disse: “ Sabia que já tinhas chegado disse-mo, logo de manhã, um Português “. Com esta descrição breve reporto, com agrado, como 2º BI/ BRIGINT/ KFOR não descurou o cuidado Espiritual de seus homens e mulheres, em dois meses de ausência de um Capelão.

O Natal foi criando uma grande expectativa em nós e não nos desiludiu.

Devido à preocupação do Comando em tornar o Batalhão o Centro de Acolhimento de todos os Portugueses, que se encontram em qualquer tipo de Missão no Kosovo e, nesta época, não foram de férias, tivemos uma Ceia em Família e todos sentados ao mesmo tempo.

Depois da Ceia confeccionada e decoradas as mesas com o primor que se usa em nossas casas, tivemos o café na “Casa de Portugal” e muitos de nós estabelecemos contacto com as nossas famílias em Portugal.

Encerramos a Noite participando na Missa do Galo, de liturgia muito cuidada e com a excelente dinamização do Grupo Coral e Instrumental. No fim tivemos o tradicional ‘Beijo ao Menino’ em que não faltou o popular cântico: ”Alegrem-se os Céus e a Terra” em diálogo melódico de vozes femininas e masculinas.

A Passagem de Ano foi outro ponto alto dos festejos do 2ºBI /BRIGINT/ KFOR.

Desta vez, começámos com a Missa Vespertina da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, pelas 17h00. Sobrou tempo para um, sempre importante, contacto para casa.

Não precisamos de fogo de artifício e quase fomos insensíveis aos festejos de Pristina e arredores.

Concentramo-nos pelas 20h30 na Tenda Oficina, espaço amplo onde também actuou um conjunto revelação e estreia que a todos agradou. Música a nosso encargo e mais uma vez as iguarias artisticamente dispostas pelo Módulo de Alimentação e Alfa Coy criaram o apetite necessário para a longa noite que se iniciava.

A boa disposição e a presença animada e descontraída das Companhias de Manobra e do Estado-maior do Batalhão foram os ingredientes que levaram a noite por diante e, súbito, demos connosco procurando a garrafa de espumante, brindes entre todos e já 2008 se instala e apresenta com uma madrugada de nevão e muito gelada.

Daí para diante as temperaturas negativas tomaram conta do Kosovo e vamo-nos adaptando e sempre resistindo, mais e mais, ao que está para vir…

Capelão João Esteves Filipe

 Os Reis Magos passaram por Kabul

Trabalham directamente com o contingente português no Camp Warehouse vinte e oito afegãos. Como a maioria dos habitantes deste país, sujeitos a tantos anos de guerra, sentem a escassez, a quase penúria, os mesmos problemas e as mesmas preocupações familiares. A quase totalidade destes homens tem uma prole muito numerosa, quase sempre crianças.

A Capelania resolveu, nesta quadra de Natal, mais concretamente no Dia de Reis, proporcionar algum conforto a alguém. E como a boa caridade começa em casa, decidiu-se que, de alguma material que fosse possível angariar, se destinaria a estes pais de família e às suas proles.

Com a ajuda dos elementos do Destacamento da Força Aérea, com empenho particular do Cap Jorge Freire e precioso apoio da sua família e também do Cap José Catanho que está destacado no PSIOPS (Operação Psicológica) da ISAF foi possível preparar um cabaz contendo roupa, cadernos, lápis, toda a panóplia de material didáctico, para cada um. O Cmdt da Força Nacional Destacada (FND), TCor Dores Moreira, teve ainda a feliz ideia de juntar um bolo-rei e outras iguarias de Natal para cada família. Não foi muito, mas foi de boa vontade e teve a sua graça.

 Natal no Kosovo

O 1º BIPARA/KFOR celebrou o Natal de 2006 com muita dignidade, privilegiando os seguintes momentos:

Ceia de Natal com todo o Batalhão, contando com a presença do Ex.mo Sr. Comandante do RI15, COR. José Correia e o SMOR Eduardo Rodrigues bem como alguns convidados, militares portugueses em missão no QG da KFOR e UNMIK.

Missa de Natal solenizada por um pequeno grupo coral e onde se apelou aos valores próprios desta quadra, permitindo que o Menino Deus acampe nesta tenda maravilhosa que é o mundo dos homens e que cada um tenha a coragem de, sem medos, O anunciar a este mundo insensível e frio.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top