«Tão necessária como a vacina é a restituição da confiança aos corações atemorizados de cada ser humano», afirmou o bispo das Forças Armadas e Forças de Segurança

Lisboa, 25 dez 2020 (Ecclesia) – O bispo da Diocese das Forças Armadas e Forças de Segurança indicou na homilia da Missa da Noite de Natal quatro valores do Natal, onde se incluía confiança, “tão necessária como a vacina”.

“Tão necessária como a vacina é a restituição da confiança aos corações atemorizados de cada ser humano. Sejamos todos nós impelidos a tudo colocar nas mãos de Deus e que Ele, em conformidade com o nosso carisma, nos confirme artífices da confiança”, disse D. Rui Valério.

O bispo do ordinariado castrense presidiu à Missa na Noite de Natal na Igreja Paroquial da Póvoa de Santo Adrião, onde afirmou que a solidariedade é um valor que emerge do Natal, indispensável na atual pandemia.

“A pandemia transformou-se numa assombrosa fábrica de pobreza, de desemprego e de marginalização, que só o espírito de partilha, de entreajuda e de solidariedade conseguirão resolver”, disse D. Rui Valério.

Entre os valores do Natal, foram indicados também a confiança, o respeito pela dignidade humana e a paz.

“A nossa missão tem a paz como seu princípio e fim. A paz flui como meta de uma caminhada de solidariedade e de amor. Faço votos para que, na graça de Deus, prossigamos o caminho da vida pela estrada do bem-fazer e do fazer-bem que fará de nós arautos de paz”, afirmou.

D. Rui Valério disse que “tanto a pandemia da COVID-19, como os atentados à vida e à dignidade do ser humano perpetrados no sagrado solo pátrio se revelaram autênticos ‘inimigos’ que apenas as armas do caráter, da espiritualidade e da ética conseguem vencer”.

O bispo das Forças Armadas e Forças de Segurança reconheceu as “vicissitudes históricas que marcaram de forma indelével o presente ano” e disse que só com os valores do Natal “a sociedade fica suficientemente forte e munida das condições necessárias para enfrentar e combater tais vicissitudes”.

PR

Homilia do bispo das Forças Armadas na Noite de Natal

Partilhar:
Share