Natal: Campanha ensina às novas gerações o valor da «solidariedade»

Alunos do Colégio do Sagrado Coração de Maria, em Lisboa, recolhem bens a favor de famílias carenciadas

Lisboa, 10 dez 2014 (Ecclesia) – “Jesus aproximou-se. Quem é o teu próximo?”, é o lema de uma campanha de Natal do Colégio do Sagrado Coração de Maria, em Lisboa, que envolve toda a comunidade estudantil, desde o pré-escolar ao secundário.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, a professora Marília Gouveia sublinha a importância que o projeto tem, por um lado, para apoiar famílias mais carenciadas e por outro para sensibilizar os mais novos para “realidades às vezes tão carenciadas e difíceis que têm à sua volta”.

Para a docente de História, a “solidariedade” tem de ser parte integrante da formação das pessoas.

“Tentar que os alunos saiam um bocadinho de si próprios e olhem para o outro”, pois se eles “não estiverem despertos para essas realidades” é impossível “aproximarem-se”, complementou.

A campanha de natal envolve os alunos na recolha e doação dos mais variados produtos, desde brinquedos novos ou usados, alimentos ou produtos de higiene.

Entre o 5.º e o 9.º ano, os estudantes são incentivados a “apadrinharem uma família”, acompanhando-a “regularmente” e, com o apoio do diretor de turma, “verem quais é que são as dificuldades que têm e trazerem produtos de acordo com essas necessidades”.

Para Teresa Côrte-Real, de 13 anos, este projeto tem ajudado a estar atenta a toda “uma realidade paralela” que existe em relação à vida que tem, uma realidade feita por pessoas que têm de lutar diariamente para sobreviver.

Ao mesmo tempo, tem-na alertado para a necessidade de mobilizar a sociedade para uma causa que, muitas vezes, é esquecida mesmo em tempo de Natal.

Na memória guarda sempre a vez em que contente, chegou com os seus colegas com um conjunto de sacos para doar a famílias mais carenciadas, pensando que este esforço era suficiente.

“Fomos todos pousar os sacos numa sala. Era uma sala muito pequenina, não estava cheia, e chocou-me bastante, haver lá tanta gente e ver que o que nós trazíamos só servia para alimentar uma parte”, recorda a jovem.

A campanha do Colégio do Sagrado Coração de Maria é feita a partir do Centro Jean Gailhac, o braço solidário das religiosas que coordenam a instituição.

No próximo dia 15 de dezembro os resultados do projeto, bens alimentares, brinquedos, produtos de higiene e saúde, entre outros artigos recolhidos, vão ser entregues a famílias mais necessitadas do Bairro das Galinheiras e da Quinta do Mocho, em Lisboa.

O tema do Natal vai estar hoje em destaque na edição do Semanário ECCLESIA.

LS/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top