Música: Xutos & Pontapés dedicam tema à guerra na Síria

Single ‘Alepo’ foi inspirado no testemunho de Bana Al-Abed, uma menina síria que sentiu na pele o drama deste confronto

Lisboa, 13 jan 2016 (Ecclesia) – Os ‘Xutos & Pontapés’ publicaram hoje uma música dedicada ao drama da guerra na Síria e, em particular, à situação na cidade de Alepo, uma das regiões mais martirizadas pelo conflito.

A música, que tem precisamente como nome ‘Alepo’, está a ser apresentada em vídeo no youtube com declarações do líder da banda portuguesa de rock, Tim, que destaca um projeto que “os invadiu como um grito”.

O tema foi inspirado em frases que uma menina síria, Bana Al-Abed, foi colocando na rede social ‘twitter’, acerca do clima de violência, medo e sobressalto que está a tocar Alepo e os seus habitantes, na sequência da guerra que tomou conta da Síria há cerca de seis anos.

Até ser resgatada da cidade, em dezembro de 2016 juntamente com milhares de pessoas em desespero, Bana foi publicando frases, fotografias e vídeos sobre o contexto difícil em que vivem as populações civis na região e apelando à paz e ao fim dos combates.

“Alepo, Alepo, cada minuto parece a morte, quero viver, não quero morrer!”, ou “Alepo, Alepo, decapitaram até esperança” são algumas das frases que compõem o tema.

Refira-se que este novo trabalho dos ‘Xutos e Pontapés’ é publicado no dia em que a banda portuguesa assinala 38 anos de existência.

De acordo com Tim, o grupo está a desenvolver um novo cd, mas “por enquanto e em jeito de prenda” decidiu revelar o tema ‘Alepo’, para alertar sobre um drama bem real e que persiste na sociedade atual.

No próximo domingo, a partir das 13h30 na RTP2, o Programa 70×7 vai ser dedicado ao Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, com testemunhos de famílias de refugiados que viveram durante anos o drama da guerra na Síria.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top