Música-sacra: Festival «Terras Sem Sombra» acolhe concerto de despedida do grupo inglês «The Hilliard Ensemble»

Espetáculo deste sábado em Santiago do Cacém vai ao encontro do objetivo da Diocese de Beja de trazer ao Alentejo «intérpretes de exceção»

Beja, 22 abr 2014 (Ecclesia) – O Festival de música-sacra “Terras Sem Sombra”, da Diocese de Beja, vai trazer este sábado a Santiago do Cacém o grupo inglês “The Hilliard Ensemble”, conjunto de renome internacional que virá ao Alentejo encerrar 40 anos de carreira.

Numa nota de imprensa enviada hoje à Agência ECCLESIA, a organização destaca a “extraordinária versatilidade” das quatro vozes que compõem o “ensemble inglês”, cuja atuação representará “indubitavelmente, um marco na história do Festival”.

Os promotores da 10.ª edição do “Terras Sem Sombra” sublinham ainda a importância da presença do grupo britânico para a concretização de um dos principais objetivos do certame: “trazer” à região e dar às populações alentejanas a possibilidade de ouvirem e conhecerem “repertórios inéditos ou pouco ouvidos, através de intérpretes de exceção”.

Composto pelas vozes de David James (contratenor), Rogers Covey-Crump (tenor), Steven Harrold (tenor) e Gordon Jones (barítono), o “The Hilliard Ensemble” vai “dar vida a obras que vão desde o Românico (século XI) ao Maneirismo (século XVI)”.

O espetáculo, intitulado “Vozes que brotam do Céu”, vai ter lugar na igreja matriz de Santiago do Cacém, a partir das 21h30, e tem entrada gratuita.

A realização do concerto naquele espaço vai ao encontro de outro objetivo do “Terras Sem Sombra”, que é dinamizar e dar a conhecer às pessoas alguns dos mais significativos monumentos religiosos do Alentejo”.

Construída no século XIV, “a igreja matriz de Santiago do Cacém oferece condições absolutamente excecionais para a interpretação da música vocal. Tudo isto fará do presente concerto um momento mágico e irrepetível”, sublinha a organização.

No domingo, como habitualmente, os artistas vão ser convidados a juntarem-se à população local para a realização de uma atividade de “voluntariado” que terá como objetivo “ajudar a defender o potencial ecoturístico do litoral português”.

“O palco será a Reserva Natural das Lagoas de Santo André e Sancha, uma área protegida com elevado potencial ecoturístico”, adianta a mesma nota.

Com início previsto para as 10h30, a iniciativa “culminará com a realização do Percurso do Salgueiral da Galiza, um bosque de salgueiros, de grande qualidade e raridade no contexto das zonas húmidas do Sul de Portugal, cuja valorização significa um verdadeiro repto para a região”.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top