Emissão acontece esta terça-feira na RTP2

Lisboa 21 abr 2020 (Ecclesia) – O programa Ecclesia emite esta terça-feira, às 15h00 na RTP2, o recital de Rão Kyao “Sopro de Vida Cânticos Pascais”, interpretado pelo flautista no Domingo de Páscoa deste ano de 2020, na Igreja de Santa Maria, no Barreiro.

Em declarações enviadas à Agência ECCLESIA, Rão Kyao afirma que a música é “o melhor veículo para revelar o que é misterioso” e, sendo a Páscoa a “época de vida Renovada”, através deste recital, o músico espera passar uma mensagem de “fé e de esperança, de amor e caridade, através do som”.

No recital “Sopro de Vida Cânticos Pascais”, que pretendeu assinalar com a música a ressurreição de Cristo, este ano celebrada nas circunstâncias de isolamento social por causa da pandemia covid-19, Rão Kyao será acompanhado apenas por o músico Renato Silva Júnior, no órgão.

A apresentação do recital “Sopro de Vida Cânticos Pascais” incluiu a com a leitura do texto do Evangelho que narra o encontro de Jesus ressuscitado com os discípulos de Emaús, pelo padre Rodrigo Mendes, pároco da Igreja de Santa Maria, no Barreiro, Diocese de Setúbal.

O “Sopro de Vida Cânticos Pascais” conta com alguns dos temas inseridos no CD “Sopro De Vida – Ao Ritmo Da Liturgia”, gravado em Novembro de 2010 na capela do Seminário de São Paulo de Almada no contexto dos seus 75 anos, e é composta exclusivamente por peças de autores portugueses.

Após a edição deste CD o projeto “Sopro de Vida” conta ainda com o CD “Sopro de Vida Maria”, lançado em 2014 com um a apresentação de obras de autores portugueses, dedicadas a Nossa Senhora.

Os recitais de Rao Kyao tem sido apresentados ao em diversas igrejas, por todo o país, e nos emblemáticos monumentos nacionais, nomeadamente o Mosteiro da Batalha, o Mosteiro dos Jerónimos e no Panteão Nacional, na Igreja de Santa Engrácia.

No programa Ecclesia desta terça-feira, para além de apresentar o recital “Sopro de Vida Cânticos Pascais”, Rão Kyao partilha o seu testemunho sobre a vivência da Páscoa no contexto do isolamento social, nesta ano de 2020, numa entrevista que será emitida integralmente no programa Ecclesia que passa na Antena 1, este domingo, às 06h00.

O programa 70×7 deste domingo, emitido na RTP2 a partir das 17h55, vai contar com a presença de vários músicos que debatem o contributo da música para viver tempos de confinamento, nomeadamente Rão Kyao, padre Vitor Silva e o padre DJ Guilherme Peixoto.

Rão Kyao

Programa Ecclesia na RTP2, Terça-feira, dia 21, 15h00
Apresentação do recital “Sopro de Vida Cânticos Pascais” e da vivência da Páscoa

Programa Ecclesia na Antena 1, domingo dia 26, 06h00
Entrevista a Rão Kyao ao som do recital “Sopro de Vida Cânticos Pascais”,

Programa 70×7, na RTP2, às 17h55
Viver a Páscoa o isolamento social com a música
Participação de Rão Kyao, com o recital “Sopro de Vida Cânticos Pascais”,

PR

Partilhar:
Share