Música: Prémios Kerygma homenageiam cónego António Ferreira dos Santos

Associação responsável pelo galardão destaca contributo do maestro e compositor para «uma crescente qualidade na música para o culto»

Lisboa, 02 jan 2014 (Ecclesia) – A mais recente edição dos “Prémios Kerygma” teve como destaque uma homenagem ao cónego e maestro António Ferreira dos Santos, um dos principais compositores da música católica portuguesa.

De acordo com um comunicado da Associação Cultural Kerygma (ACK), entidade responsável pela iniciativa, enviado hoje à Agência ECCLESIA, o sacerdote de 77 anos, natural do Distrito do Porto, foi distinguido com o “Prémio Consagração” por uma vida dedicada à procura de “uma crescente qualidade na música para o culto”.

Entre diversos projetos, o cónego António Ferreira dos Santos participou em “várias atividades para dinamizar a vida musical portuense e renovar a música litúrgica e a liturgia na diocese do Porto”, com realce para a fundação de vários coros e agrupamentos musicais.

A ACK recorda também o contributo do sacerdote para o desenvolvimento de “estruturas de formação continuada na liturgia”, através da criação de “várias instituições de ensino, como a Escola Diocesana de Música Sacra e Liturgia e a Escola das Artes da Universidade Católica do Porto.

Atualmente responsável pela Igreja de Nossa Senhora da Lapa, no Porto, o cónego António Ferreira dos Santos dedicou o galardão a todos aqueles que “apaixonadamente” entregam a sua vida à “grande causa da Música Litúrgica, por esse Portugal fora”.

O júri da Associação Kerygma decidiu ainda atribuir o prémio “Revelação” à banda Luz Jovem, grupo de música de inspiração cristã da Diocese de Setúbal, os prémios “Canção, Álbum e Artista” ao padre jesuíta Nuno Tovar de Lemos, de Lisboa, pelo seu trabalho “Aprendiz de Viajante”.

Na categoria “Música Litúrgica” a escolha recaiu no frei Acílio Mendes, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, pelo projeto “A alegria de Evangelizar”, um CD que o autor espera que possa servir para “que muitos possam ouvir, apreciar, cantar, dançar e rezar os louvores do Deus-Amor”.

Quanto ao “Prémio Evangelização”, foi entregue pelo segundo ano consecutivo ao grupo “Anima Christi”, da Diocese de Lisboa.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top