Música: Ciclo «Ouvir Fátima» estreou obra inspirada nas Memórias da Irmã Lúcia

«Tropário para uma pastora de ovelhas mansas» propõe «peregrinação interior», no centenário das aparições

Fátima, Santarém, 04 abr 2016 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima apresentou este domingo o projeto artístico ‘Tropário para uma pastora de ovelhas mansas’, que reuniu o trabalho de seis compositores contemporâneos a partir das Memórias da Irmã Lúcia.

A iniciativa integrada nas comemorações do Centenário das Aparições (1917-2017) teve coordenação de Alfredo Teixeira.

O projeto iniciou o ciclo ‘Ouvir Fátima’ e propõe uma leitura musical das Memórias da Irmã Lúcia, juntando um coro − Officium Ensemble − e dois instrumentos: acordeão − Octávio Martins − e piano − João Lucena e Vale, sob a direção artística do maestro Pedro Teixeira.

O padre Vítor Coutinho, coordenador da Comissão Organizadora do Centenário das Aparições de Fátima, afirmou que esta obra é “uma oportunidade privilegiada para revisitar os lugares mais significativos de Fátima, da sua história e do seu presente”.

“Celebrações como esta são ocasião para recuperar o passado com memória grata do que marca a nossa identidade, para configurar o presente com a vivência reatualizada da herança recebida e a olhar o futuro como possibilidade de dar novas expressões ao espírito fundamental do que nos move nesta celebração”, afirmou o vice-reitor do Santuário de Fátima, em declarações divulgadas pela página oficial da instituição.

Alfredo Teixeira, coordenador do projeto de composição, apresenta a obra como “uma peregrinação interior, através dos seis momentos dessas memórias”.

Cada um dos seis tropos foi pensado e composto por um compositor e o trabalho final desenvolveu-se para Coro, Piano e Acordeão.

Segundo Alfredo Teixeira, o essencial para a expressão musical foi a “linguagem mística e bucólica de uma pastora vidente, que descobre no que a rodeia uma transparência sobrenatural”.

OC

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