http://www.annusfidei.va

No passado domingo, dia 24 de novembro, último domingo do ano litúrgico, o papa Francisco presidiu no Vaticano à missa conclusiva do Ano da Fé. A iniciativa que decorreu de 11 de outubro de 2012 (data em que passam 50 anos da abertura do Concílio II do Vaticano e 20 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica) até à solenidade de Cristo Rei do Universo foi decretada por Bento XVI. Na carta apostólica Porta Fidei, o papa emérito decretava “um ano especialmente dedicado à profissão da verdadeira fé e à sua correta interpretação, através da leitura, ou da meditação piedosa dos Atos do Concílio e dos artigos do Catecismo da Igreja Católica”.

Assim, esta semana, apresentamos como sugestão a visita ao sítio virtual inteiramente dedicado a este ano que tinha como grande objetivo ser um “momento de graça e de empenho para uma cada vez mais plena conversão a Deus, para reforçar a nossa fé e para anunciá-lo com alegria ao homem do nosso tempo”.

Ao digitarmos o endereço www.annusfidei.va encontramos um espaço eminentemente informativo, com uma disposição gráfica e de conteúdos bastante interessante.

Logo na página inicial dispomos de várias opções que nos permitem perceber a riqueza e grandeza deste Ano da Fé. Seja através da consulta do registo fotográfico e dos vídeos captados ao longo deste ano, bem como da consulta dos vários textos que foram escritos.

Na opção “notícias”, temos ao dispor todas as notícias relativas a este momento da vida da Igreja, com todas as informações sobre os acontecimentos passados. Em “ano da fé” podemos ler a carta apostólica “porta fidei”, aceder às recomendações pastorais produzidas pela Congregação para a Doutrina da Fé sobre o Ano da Fé, consultar o espaço de ajuda pastoral, perceber o logotipo oficial e ainda consultar a pauta do hino.

Um espaço bastante interessante e com conteúdos relevantes encontra-se em “cremos”. Aí podemos aceder ao catecismo e compêndio da Igreja Católica, consultar inteiramente os documentos emanados do concílio II do Vaticano e assistir às catequeses realizadas por Bento XVI dedicadas aos apóstolos e discípulos, aos padres da Igreja, aos teólogos medievais, às grandes mulheres da Igreja e ainda à oração Cristã.

Apesar do Ano da Fé ter concluído, consideramos que os seus objetivos e graça proporcionada merecem ainda uma visita atenta e profunda a este espaço online.

Fernando Cassola Marques

Partilhar:
Share