Monsaraz: «Os Caminhos da Fé», o registo dos peregrinos em fotografia

Reguengos de Monsaraz, Évora, 07 mar 2015 (Ecclesia) – O Município de Reguengos de Monsaraz, no Distrito de Évora, promove, a partir de hoje, a exposição coletiva “Os Caminhos da Fé” com fotografias registadas em Fátima, Santiago de Compostela, Loures e Terra Santa.

“‘Os Caminhos da Fé’ integra o ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto e vai mostrar cerca de 30 fotografias de várias viagens de cariz religioso tiradas em Israel, Espanha, França e Portugal” pelo coletivo da Associação de Fotógrafos Um Quarto Escuro, explica o Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o gabinete revela que o projeto que nasceu de uma viagem a Israel quando o presidente da associação de fotógrafos acompanhou peregrinos portugueses à Terra Santa, em 2005, vai ficar em exposição na Casa Monsaraz.

Depois, na inauguração da Basílica da Santíssima Trindade, Fátima, em 2007, o restante coletivo aproveitou para iniciar o primeiro trabalho conjunto que resultou na exposição ‘Os Caminhos da Fé’, acrescenta o Gabinete de Comunicação e Imagem da edilidade de Reguengos de Monsaraz.

Nos anos seguintes, a Associação Um Quarto Escuro expandiu o projeto ao registar a “chegada e o testemunho” dos peregrinos no final do Caminho de Santiago de Compostela (Espanha), junto à fachada de Obradoiro ou no Cabo Finisterra, e ainda a imagem do Santuário de Lourdes (França) “coberto de neve e as muitas histórias de fé”.

Segundo o Gabinete de Comunicação e Imagem, o registo fotográfico de “Os Caminhos da Fé” terminou com a “emoção” que se vive na Semana Santa de Ayamonte, também em Espanha.

A exposição vai poder ser “apreciada” diariamente entre 7 de março e 26 de abril, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, na Casa Monsaraz, na vila medieval alentejana.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top