Moçambique: Novas escolas em Nampula acolhem jovens em fuga de ataques jihadistas

Iniciativa junta comunidade de Santo Egídio e ministério alemão para a Cooperação

Lisboa, 22 ago 2024 (Ecclesia) – A província de Nampula vai contar com novas escolas para acolher centenas de crianças deslocadas pelos ataques jihadistas no norte de Moçambique.

O novo espaço, cerca de 2 mil quilómetros a norte de Maputo, é financiado pelo Ministério para a Cooperação e Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha e vai ser implementado pela associação Dream, da comunidade católica de Santo Egídio.

O projeto prevê a construção e a renovação de várias escolas primárias e a atribuição de pelo menos 650 bolsas de estudo para jovens deslocados, 50% das quais reservadas a mulheres.

“No norte de Moçambique, enquanto se mantém uma situação de instabilidade e os ataques jihadistas não terminam, o futuro das jovens gerações está a ser encarado, promovendo a educação, uma verdadeira arma contra o recrutamento para grupos armados e uma garantia para o desenvolvimento futuro do país”, indica uma nota divulgada pela comunidade de Santo Egídio.

A primeira escolha do projeto foi inaugurada a 15 de agosto, na aldeia de Nacumona, numa zona que recebeu um elevado número de pessoas deslocadas da província de Cabo Delgado, na sequência dos ataques jihadistas que tiveram início em 2017.

“Até agora, os alunos estudavam sem carteiras numa escola feita de matope e palha, ao passo que hoje é um edifício espaçoso e moderno”, refere a nota da comunidade católica.

OC

Partilhar:
Scroll to Top