Administrador apostólico D. António Juliasse presidiu à Missa da Ceia do Senhor e lembrou os conflitos em Palma
Pemba, Moçambique, 01 abr 2021 (Ecclesia) – O administrador apostólico de Pemba presidiu hoje à Missa da Ceia do Senhor, na residência episcopal, lembrou os “irmão de Palma”, pediu a paz para Cabo Delgado e lavou os pés um grupo de mulheres e homens deslocados.
“Queremos acolher os nossos irmãos deslocados, que foram especialmente convidados para a esta celebração de hoje e serão eles, simbolizando o mesmo gesto que Jesus fez ao seu discípulos, que receberão a mesma graça de serem lavados os pés pelo bispo da Diocese de Pemba, que é administrador apostólico”, afirmou D. António Juliasse.
O administrador Apostólico da Diocese Pemba disse no início da celebração, transmitida na rede social Facebook, que “em nome deles e através deles”, foram lembrados todos os deslocados que “deixaram as suas igrejas” e “as suas comunidades cristãs habituais”.
Desde 2017, a província de Cabo Delgado tem sido palco de conflitos armados que provocaram mais de 700 mil deslocados e mais de duas mil mortes e estão na origem de uma crise humanitária que se está a gravar nas últimas semanas.
Na celebração da Missa da Ceia do Senhor, em Pemba, com a presença de deslocados dos vários distritos da província, D. António Juliasse lembrou que os que fugiram das suas cidades e aldeias precisam de se “reencontrar na dimensão celebrativa e de comunhão eclesial”.
O administrador Apostólico da Diocese de Pemba referiu particularmente os “irmãos de Palma”, sobretudo os que não conseguiram “alcançar um lugar seguro”.
Na ultima semana, no dia 24 de março, a vila de Palma sofreu um ataque armado, que motivou a fuga de milhares de residentes e colaboradores da empresa Total, com um projeto de exploração de gás natural na região.
“Que Deus os proteja de todo os males até que cheguem a lugares seguros e retomem um estilo de vida possível”, disse o administrador apostólico da Diocese de Pemba.
Na Missa da Ceia do Senhor, que decorreu na noite desta Quinta-feira Santa, D. António Juliasse pediu pela paz no mundo inteiro, “especialmente em Cabo Delgado”.
PR