Região foi afetada pela passagem do Kenneth

Foto: Lusa

Braga, 05 mai 2019 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga apelou à solidariedade para com a Diocese de Pemba, em Moçambique, afetada pela recente passagem do ciclone Kenneth, anunciando que esta intenção vai estar presente nas Missas de 12 de maio.

“Numa informação provisória, os danos mais avultados verificam-se nas habitações e nas culturas, a maior parte irremediavelmente perdidas. A curto prazo a fome vai atingir toda a população, provavelmente quando esta tragédia já não for notícia nos meios de comunicação social”, alerta D. Jorge Ortiga, numa mensagem divulgada através do site da arquidiocese minhota.

O arcebispo primaz convida à oração e à recolha de donativos para responder a necessidades “imensas e de diversa ordem” desta “diocese irmã”, onde trabalha uma equipa missionária da Arquidiocese de Braga (Susana Magalhães, Rui Vieira e padre Paulino Carvalho).

“Há comunidades em que 90% das casas foram destruídas. A Diocese de Pemba, juntamente com as organizações do terreno, irá apoiar e acompanhar nas necessidades mais urgentes e, de imediato, na reconstrução possível. Entretanto, a Arquidiocese de Braga enviará para a Diocese da Pemba a quantia de 20 mil euros”.

O ciclone Kenneth provocou mais de 40 mortes em Moçambique, onde afetou cerca de 35 mil famílias, destruindo mais de 30 mil casas e 31 mil hectares.

O Governo de Moçambique declarou o estado de epidemia de cólera no norte do país.

OC

Moçambique: Bispo de Pemba apela à solidariedade, após passagem do ciclone Kenneth

Partilhar:
Share