D. António Juliasse presidiu à Missa Crismal
Pemba, Moçambique, 30 mar 2021 (Ecclesia) – O administrador apostólico da Diocese de Pemba, em Moçambique, presidiu hoje à Missa Crismal, junto da comunidade católica, evocando as consequências da guerra na província de Cabo Delgado e apelando à solidariedade
“Incrementam-se as feridas da guerra no corpo e da alma com suas consequências da fome, do desemprego, da injustiça e da falta de sentido para a vida”, disse D. António Juliasse, numa celebração transmitida online.
Os conflitos armados na região de Cabo Delgado, no Norte de Moçambique, provocaram mais de 700 mil deslocados e de duas mil mortes e estão na origem de uma crise humana que se vem agravando desde 2017.
O responsável católico, que assumiu o governo interino da Diocese de Pemba após a saída de D. Luiz Fernando Lisboa, pediu um reforço “da solidariedade e da esperança para que ninguém fique esquecido”.
“A Igreja de Moçambique, em geral, e a Igreja de Pemba em particular, com os seus missionários, os seus crentes e pessoas de boa vontade, tem despertado para iniciativas reveladoras da caridade do Evangelho e generosidade, criatividade. Têm ajudado muito milhares de famílias deslocadas, crianças órfãs, meninas que procuram crescer em verdade e boa educação”, desenvolveu o bispo auxiliar de Maputo.
O administrador apostólico da Diocese de Pemba pediu aos sacerdotes que ofereçam também o pão para “o coração e para o espírito”, dando um “olhar misericordioso e fazer acontecer a cura da alma”.
“A Igreja está em permanente proximidade com os mais necessitados, anuncia-lhes a boa nova, tornado claro que Deus nunca abandona os que confiam nele”, acrescentou.
A intervenção abordou ainda o impacto de pandemias como a malária, cólera, febre tifoide e a Covid-19.
Na Missa Crismal, antecipada da manhã de Quinta-feira Santa, decorreu a bênção dos óleos dos catecúmenos e dos enfermos e a consagração o óleo do crisma, que vão ser utilizados na celebração de vários sacramentos; os padres presentes fizeram a renovação das suas promessas sacerdotais.
D. António Juliasse falou a todos os sacerdotes, “os padres de perto e os de longe”, os sacerdotes que estão nas paróquias de missão e, por exemplo, os párocos de Palma, de Mocimba de Praia, e de outras localidades que “estão também deslocados” dessas missões da Diocese de Pemba, na província de Cabo Delgado.
Um ataque em Palma, no último dia 24, provocou dezenas de mortes, segundo o Ministério da Defesa moçambicano; o autoproclamado ‘Estado Islâmico’ reivindicou na segunda-feira o controlo da vila, junto à fronteira com a Tanzânia.
CB/OC
Moçambique: Sacerdote alerta para «total desespero» à chegada de «mais de mil deslocados» a Pemba
https://www.facebook.com/DiocesePemba/videos/954281655317014