Missão do professor de EMRC é uma vocação

Semana dedicada à disciplina esteve em destaque no programa da Igreja Católica na Antena 1

Ser professor de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) é mais do que uma profissão, é uma vocação.

A convicção é manifestada por Fátima Azinheiro ao programa da Igreja Católica na Antena 1, numa semana dedicada à disciplina que cruza os doze anos do ensino básico e secundário.

Esta professora fala da importância de educar “em valores e com valores”, um desafio particularmente visível em EMRC.

“Na disciplina de Moral, temos um projecto que é o de educar a pessoa na sua totalidade, na sua integralidade”, assinala.

Fátima Azinheiro destaca que este esforço tem reflexos na própria sociedade, porque “ajuda a construir pessoas com mais sentido, com mais valores”.

Fora do “laboratório de aprendizagem” que é a sala de aulas, acrescenta, “há outros espaços de formação”. Junto da comunidade escolar, desafia os seus alunos a promover campanhas de solidariedade e espalhar “pensamentos cívicos”.

Já Ismael Guedes, professor de EMRC há 9 anos, procura potenciar as novas tecnologias para captar a atenção dos seus alunos. “De vez em quando, costumo fazer gravações de dramatizações – sem que eles saibam – e mostrar-lhas na aula a seguir”, relata, dando conta da satisfação com que a iniciativa é normalmente acolhida.

O ponto de partida, assegura, é a forma como os alunos “sentem a realidade, o meio onde vivem”, envolvida com a mensagem e os valores cristãos.

Ismael Guedes destaca a sensibilidade dos alunos e assegura que é fundamental que os mesmos percebam que o professor “se sente realizado e gosta daquilo que está a fazer”.

Este responsável integra um projecto extracurricular, ligado à educação para a sexualidade e a saúde. No “Clube dos afectos” junta-se às orientações do Ministério uma “educação para os valores”.

De 22 a 26 de Março decorreu no nosso país a Semana da Disciplina de Educação Moral Religiosa e Católica. Este ano a equipa organizadora quis que esta fosse “uma oportunidade para afirmar o contributo da EMRC na valorização do meio escolar”.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top