«Missa Nova» na Diocese de Bragança-Miranda

O Pe. José Luís Amaro Pombal, da Diocese de Bragança-Miranda, celebrou no domingo passado, domingo da Santíssima Trindade, a Missa Nova na sua terra natal, Mós, do concelho de Moncorvo.

A Igreja paroquial de Mós não conteve a multidão de pessoas que acorreram à Festa da Missa Nova. Além dos filhos da terra, esteve presente um grande número de pessoas das paróquias vizinhas e da paróquia de Macedo de Cavaleiros, onde ele exerceu o seu diaconado. Além do Pároco, Pe. Vicente (que no início da celebração manifestou a sua alegria pela dom da vocação presbiteral do Pe. José Luís, reforçada pelo contexto deste ano sacerdotal e pela celebração, este ano, dos seus 50 anos de sacerdócio) muitos outros padres participaram na Missa Nova do Pe. José Luís (cerca de 20, da diocese de Bragança, cerca de 10; da Diocese do Porto, Lamego e outras por onde ele passou no seu período de formação). Acorreu também um número considerável de religiosas e leigas consagradas e muitos amigos. O canto esteve ao encargo do coro da paróquia de Mós, preparado para o efeito pelo Pe. Eduardo Novo, dos Padres Marianos (Convento de Balsamão).

O Pe. José Luís, que fez a procissão de entrada desde sua casa paterna por cima de um tapete de flores e verdes, a todos tocou pela sua simplicidade e pelas profundidade das suas palavras, que dirigiu na homilia e na acção de graças a Deus pelo dom da vocação presbiteral, incluindo nesta acção de graças, em forma de oração, todos aqueles que o ajudaram ao longo da sua caminhada para o sacerdócio.

A Celebração terminou com o comovedor rito do “Beijar das mãos” do neo-presbítero, enquanto todos cantavam hinos de gratidão a Deus, numa alegria incontida.

Seguiu-se o jantar de confraternização para todo o povo, em espaço aberto e de horizontes largos (Portela). Além da boa comida e do bom vinho, oferecido pela Madrinha de Baptismo do Pe. José Luís, a animar este momento estiveram dois artistas da paróquia de Macedo de Cavaleiros que cantaram alguns fados, bem como a já habitual “procissão” (nas Missas Novas), com o Pe. José Luís no “andor” dos ombros de dois colegas, cantando “todos os sinos na adro Igreja”, no fim da qual o novo padre, pelos braços dos ouros padres foi, carinhosamente, atirado ao ar e acolhidos nos mesmos braços.

A Igreja de Bragança-Miranda esteve em festa! A Missa Nova ainda é um acontecimento mobilizador. A alegria irradiava de todos os rostos! Desejamos ao Pe. José Luís, sendo imagem real, viva e transparente de Jesus Cristo Bom Pastor, que seja feliz no exercício do seu ministério e a todos atrai para Cristo.

Pe. Basileu Pires

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top