105.º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado tem como tema «Não se trata apenas de migrantes»

Cidade do Vaticano, 05 mar 2019 (Ecclesia) – O Vaticano lançou hoje uma campanha multimédia, com mensagens do Papa, para sensibilizar as comunidades católicos para a proteção dos migrantes e refugiados.

A iniciativa partiu da secção ‘Migrantes e Refugiados’ do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral (Santa Sé) e tem como pano de fundo a celebração do 105.º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado (29 de setembro), que este ano tem como tema ‘Não se trata apenas de migrantes’.

A campanha apresenta mensalmente “reflexões, material informativo e subsídios multimédia, com o objetivo de favorecer o aprofundamento do tema escolhido pelo Santo Padre, através de abordagens diversificadas”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA pelo serviço da Cúria Romana.

“Com este tema, o Papa Francisco quer sublinhar que os seus repetidos apelos em favor dos migrantes, refugiados, deslocados e vítimas do tráfico de seres humanos devem ser entendidos no contexto da sua profunda preocupação por todos os habitantes das periferias existenciais”.

A Santa Sé recorda, neste primeiro momento, uma homilia pronunciada pelo Papa, a 15 de fevereiro de 2019, numa Missa com migrantes, em Sacrofano, Itália: “É realmente [Jesus], mesmo que os nossos olhos tenham dificuldade em reconhecê-Lo: com roupas rasgadas, pés sujos, rosto distorcido, corpo ferido, incapaz de falar a nossa língua”.

OC

Igreja: Vaticano divulga tema do Dia Mundial do Migrante e Refugiado 2019

Partilhar:
Share