Mensagem de Natal do bispo de Beja

Paz na Terra

Queridos diocesanos e diocesanas:

A Igreja convida-nos a celebrar, mais uma vez, o Nascimento de Jesus, o Príncipe da Paz. Ele é a nossa paz. Neste ano, infelizmente, não se celebrará o Natal na terra onde Ele nasceu há dois mil e alguns anos, por causa da guerra em que o povo de Israel está envolvido. E também a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, dois países irmãos e de matriz cristã, ensombra a celebração do Natal deste ano.

Mas nós, ainda que muito indignos, vamos celebrar o Natal do Senhor. Para nós, cristãos, celebrar não se resume a festejarmos os bons resultados obtidos, mas é aceitar em nossas vidas uma sementeira. Por meio da pregação e da liturgia das festas, a Igreja lança à terra as sementes do Reino de Deus. O presente que vivemos tem, no passado, as suas raízes, e abre, para nós, a esperança de um futuro melhor. O Nascimento de Jesus em Belém, no passado, aconteceu para que se cumprissem as profecias. Deus feito homem veio viver connosco e salvar-nos. Ele, que veio ao mundo revestido de fragilidade, virá um dia, cheio de poder e de glória, para nos julgar. E, no presente, vem aos nossos corações, cheio de misericórdia, para ser gestado e crescer e atuar, realizando assim, no nosso tempo e para nós e connosco, a obra da nossa salvação. Ele veio, Ele virá, e Ele vem hoje, como o pastor que procura a ovelha perdida.

Por isso, se te sentes pecador e indigno de festejar o Natal, vem, que o Salvador nasceu para ti. Precisamente para ti que te sentes necessitado de ser salvo. Ele vem para restabelecer e fortalecer os laços fragilizados dos casais desavindos, para reunir as famílias que o desamor separou, vem curar as feridas dos nossos corações. Convido-vos a participar nas celebrações da Eucaristia na noite de Natal, depois da Consoada, ou no dia de Natal, conforme os horários das vossas paróquias. Para que haja Paz na terra dos nossos corações, precisamos de dar a Deus o que Lhe pertence, como cantaram os anjos em Belém: Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados!

Sim! Faça-se, cumpra-se em nós esta palavra. Porque não pode haver paz na terra se Deus não é glorificado e louvado por nós, aprendamos com os anjos a dar a Deus toda a honra e toda a glória. Vinde a Belém, ou seja, à Igreja. Lá O encontrareis.

E não deixeis de fazer o Presépio, meditando no significado de cada figura que lá colocais.

Desejo, a todos vós, um santo Natal, com as bênçãos e a paz do Senhor.

Rezemos uns pelos outros. Rezai por mim.

D. João Marcos

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top