Laboratório da Fé e Arquidiocese de Braga realizaram uma formação e divulgam um guia prático

Braga, 23 mai 2020 (Ecclesia) – O Laboratório da Fé e a Arquidiocese de Braga ralizou hoje uma formação online sobre transmissões em direto através das redes sociais.

A sessão foi orientada por Júlia Duro que, com o marido, integra a equipa que produz os vídeos para o Laboratório da Fé.

“Elaborámos um guião do que nos parece essencial para dar os primeiros passos numa transmissão online, tendo em conta os cuidados e requisitos técnicos que isso envolve”, afirmou.

Júlia Duro identifica um certo receio na Igreja para recorrer ao digital por ser um meio “algo desconhecido, novo e com grande diversidade de conteúdos”.

O confinamento facilitou a superação dos receios e multiplicaram-se as experiências nestas plataformas, sendo agora necessário “aprender a fazer melhor”, considera Júlia Duro.

“A nossa vontade é continuar com estas formações, queremos responder às questões e ajudar a fazer melhor aquilo que muitos estão a começar neste momento”, acrescentou.

Na primeira formação, disponível em vídeo e num manuel sobre os passos essenciais para fazer a transmissão online, foram abordadas questões relacionadas com o som, a iluminação, a captação de imagem e a sua transmissão através das várias plataformas digitais.

“Precisamos de público e o canal está aberto para que nos coloquem dúvidas e questões” afirmou Júlia Duro a respeito das as próximas formações.

A formadora lembrou que é importante dominar a técnica mas, neste campo, importa também o “entusiasmo missionário”.

Para esta colaboradora do Laboratório da Fé não é obrigatório que sejam os jovens a assumir esta tarefa, “todos a podem fazer, o que importa mesmo é o empenho e o entusiasmo com que se evangeliza”.

Júlia Duro regressou à Igreja Católica aos 27 anos, quando recebeu o sacramento do Crisma e começouo a colaborar na Paróquia de S. Vítor, em Braga, e reconhece que os meios digitais são fundamentais para a evangelizar

Guia Prático de Transmissões em Direto

HM/PR

Partilhar:
Share