Media: Rádio é um «espaço de nova evangelização»

Padre André Sequeira partilha experiência de comunicação a partir da paróquia

Coimbra, 13 fev 2015 (Ecclesia) – O padre André Sequeira, pároco de Santiago da Guarda, na Diocese de Coimbra, defende que a rádio é um espaço propício para chegar a todos e “um meio de nova evangelização”.

“A rádio é a companhia de muitas pessoas, numa paróquia não conseguimos chegar a todos e, através da rádio, posso chegar a um maior número de pessoas. Mesmo os que não vão à Igreja ficam a conhecer e é um meio que aproxima as pessoas e, sem dúvida, um meio de nova evangelização”, refere à Agência ECCLESIA, no contexto do Dia Mundial da Rádio, que se celebra hoje.

O sacerdote, natural da Pocariça, Cantanhede, tem este gosto desde criança quando, na antiga rádio local, “participava nos passatempos para ganhar prémios”.

“Não tinha telefone em casa e ia até aos cafés para pedir discos e dar os parabéns a familiares e amigos”, conta.

O sacerdote integra atualmente a equipa da rádio católica ‘Vida Nova’, que conta com 27 anos de vida e está sedeada na sua paróquia, pode ser ouvida em 105.5 FM ou online, uma mais-valia para muitos emigrantes da zona.

“Recebo muitos telefonemas de pessoas daqui que estão no estrangeiro e confessam gostar e participar na Eucaristia da sua paróquia” (que é transmitida em direto), diz o sacerdote ordenado há dois anos, que afirma que também há os doentes que não se podem deslocar à igreja e acompanham a celebração através da rádio.

A cada domingo é possível ouvi-lo a fazer um programa de introdução à Liturgia, com reflexão das leituras e do Evangelho, no qual tenta transmitir uma “palavras de carinho para quem está só”.

“A cada gravação que faço escolho sempre uma música de fundo, instrumental, para que o ambiente de quem nos ouve possa ser de interiorização e reflexão”, explica.

Na música o sacerdote confessa haver um cantor preferido, “gosto muito e é da diocese, passo muitas vezes que é o padre João Paulo Vaz”.

“Cantar é rezar duas vezes e a rádio pode ser o caminho de evangelização para muitos artistas de música de inspiração cristã”, acrescenta.

Neste Dia Mundial da Rádio, o padre André Sequeira deixa uma mensagem a os sacerdotes, “colegas e amigos que não tenham medo de partilhar a sua fé e testemunho nos meios de comunicação social e trazer mais pessoas à Igreja”.

SN

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top