Media: Qualidade para comunicar

D. Pio Alves abre as Jornadas nacionais de Comunicação Social, a decorrer hoje e amanhã, em Fátima

Fátima, Santarém, 03 out 2013 (Ecclesia) – D. Pio Alves disse hoje em Fátima que a progressiva “riqueza” de recursos na área dos media não significa “automaticamente, melhoria da comunicação”, sendo necessário um equilíbrio entre o “abertura” e o “deslumbramento”.

“A qualidade verdadeiramente humana da comunicação dependerá sempre da qualidade do comunicador e do modo como usa os recursos comunicacionais disponíveis. Será sempre necessário equilibrar a agradecida abertura aos novos recursos com a resistência ao deslumbramento que podem ocasionar”, afirmou o Presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, na abertura das Jornadas Nacionais de Comunicação Social.

Reflete D. Pio Alves que a “Igreja e as suas instituições” têm uma “presença quantitativamente relevante na comunicação digital”, mas “a atualidade e a qualidade, com o que isso implica, não alcançam, demasiadas vezes, idêntico grau de satisfação”.

O “novo e progressivo” ambiente digital “não inventa a comunicação”, explica o bispo, podendo mesmo “acrescentar riscos e possibilidades” que podem “potenciar ou minar”.

Mais do que em “qualquer outra época”, são necessários “encontros pessoais”, onde se conhecem “os rostos, onde se cruzam os olhares, onde pode haver um abraço”, afirma o também administrador apostólico do Porto.

D. Pio Alves sublinha que “todos na Igreja” têm que estar “na primeira linha da relação pessoal, da integral escuta atenta”, para que, “tal como pediu Paulo VI”, continuem a ser “peritos em humanidade”.

Os “novos media” podem ser “adulterados na sua vocação de instrumentos de comunicação e de encontro” e transformar-se em “refúgios de um feroz individualismo”.

«Comunicar no ambiente digital» é o tema das Jornadas Nacionais de Comunicação Social, que decorrem em Fátima, hoje e amanhã.

As jornadas vão contar, na sexta-feira de manhã, com a presença do padre Antonio Spadaro, diretor da revista italiana “La Civiltá Cattolica” e membro do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, que recentemente entrevistou o Papa Francisco.

LS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top