Media: Igreja celebra 50.º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Papa Francisco deixa mensagem escrita por si a seguidores nas redes sociais e envia saudação aos profissionais das comunicações

Lisboa, 07 mai 2016 (Ecclesia) – A Igreja Católica celebra este domingo o Dia Mundial das Comunicações Sociais, iniciativa que chega à sua 50.ª edição e que o Papa assinalou com uma mensagem na rede social 'Instagram' para todos os seus seguidores.

"A ti, que da grande comunidade digital, me pedes bênção e oração, quero dizer-te: tu serás o dom precioso na minha oração ao Pai. E não te esqueças de rezar por mim e pelo meu ser servo do Evangelho da Misericórdia", refere o pontífice argentino, num texto escrito à mão que assina 'Franciscus'.

A imagem foi replicada no 'Twitter', onde o Papa tinha escrito "O amor, por sua natureza, é comunicação: leva a abrir-se, não se isolando".

O texto é acompanhado pelo marcador (hashtag) '#ComMisericordia50'.

Já no encontro de oração com peregrinos de todo o mundo para a oração do ‘Regina Caeli’, na Praça de São Pedro, Francisco recordou que esta jornada foi instituída pelo Concílio Vaticano II (1962-1965).

“Os padres conciliares, ao refletir sobre a Igreja do mundo contemporâneo, compreenderam a importância crucial das comunicações, que podem lançar pontes entre as pessoas”, disse, desde a janela do apartamento pontifício.

O Papa dirigiu uma “saudação cordial” a todos os profissionais dos media, deixando votos de que a comunicação da Igreja Católica tenha “sempre um claro estilo evangélico, um estilo que una a verdade e a misericórdia”.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais é celebrado pela Igreja Católica desde 1967 no domingo anterior à festa do Pentecostes.

A mensagem do Papa para a celebração deste ano teve como tema ‘Comunicação e Misericórdia: um encontro fecundo’.

Francisco defende que a comunicação nas redes sociais e no mundo digital pode ser “autêntica” e “humana”.

“Emails, SMS, redes sociais, chats podem ser formas de comunicação plenamente humanas. Não é a tecnologia que determina se a comunicação é autêntica ou não, mas o coração do homem e a sua capacidade de fazer bom uso dos meios ao seu dispor”, escreve.

No âmbito da comemoração desta jornada, o Secretariado Nacional das Comunicações Sociais lançou esta quinta-feira, em Lisboa, um livro com todas as mensagens que os Papas dedicaram a este tema, bem como o prémio de jornalismo ‘D. Manuel Falcão’.

Em Portugal, o ofertório das celebrações dominicais reverte a favor do trabalho da Igreja nas Comunicações Sociais, em cada dioceses e nas atividades de âmbito nacional.

OC

Notícia atualizada às 11h13

O Dia Mundial das Comunicações Sociais, instituído pelo Concílio Vaticano II, é celebrado pela Igreja Católica desde 1967 no domingo anterior à festa do Pentecostes.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top