Primeira edição em novo horário, na Antena 1, juntou responsáveis da Comissão do Tempo de Emissão das Confissões Religiosas

 

Lisboa, 17 fev 2022 (Ecclesia) – O programa ‘Fé dos Homens’ estreou hoje um novo horário na grelha de programação da Antena 1, destacando a importância da cultura de diálogo entre religiões que existe em Portugal.

“Diálogos, uma palavra central nas sociedades contemporâneas, quer também marcar a presença das confissões religiosas na Antena 1”, referiu, na abertura da emissão, Paulo Rocha, diretor da Agência ECCLESIA.

O responsável da Igreja Católica sublinhou o percurso de 25 anos na Rádio e Televisão pública, partilhando “boas histórias”.

A emissão desta quinta-feira juntou responsáveis da Comissão do Tempo de Emissão das Confissões Religiosas, marcando a estreia de um espaço de debate mensal que vai acontecer na primeira quinta-feira, depois da meia-noite.

Pastor Jorge Duarte, da Igreja Adventista – responsável, há 10 anos, pelo Departamento de Comunicação desta comunidade, a nível nacional – destacou a importância de mostrar ao público que existem “convergências” entre as várias religiões e que todas “podem dialogar”.

Abdul Seco, ator, da Comunidade Islâmica, destacou que o espaço de programação para as várias religiões representa “uma pequena porta” que permite ver a experiência dos outros, favorecendo o equilíbrio da convivência na sociedade.

Sérgio Mota, advogado, representante da Aliança Evangélica Portuguesa, sublinhou por sua vez o trabalho “extraordinário” desenvolvido pelas 13 confissões que fazem parte da programação, na Antena 1 e também na RTP2, com “esforço e dedicação de todas as denominações”, trazendo “mensagens de esperança”.

O responsável elogiou o papel da RTP, permitindo que “as religiões possam ter voz”, em Portugal e também no mundo.

Carlos Jalali, da Comunidade Baha’i, realçou durante a conversa a importância do diálogo inter-religioso, uma área onde “Portugal é um líder a nível mundial”.

Da esquerda para a direita: Abdul Seco, Sérgio Mota, Paulo Rocha, Jorge Duarte

Quanto à ‘Fé dos Homens’, o responsável falou de um espaço “verdadeiramente inovador”, o que torna único o caso português, pelo “ambiente de paz e de diálogo entre as confissões religiosas”

Ajit Hansraj, da Comunidade Hindu de Portugal, reforçou a ideia de que o país “tem sido um exemplo, internacionalmente”, quanto à relação entre as várias religiões.

“Todos nós somos uma família, é muito importante conhecermo-nos uns aos outros e partilhar o conhecimento de todos”, disse.

O espaço inter-religioso ‘A Fé dos Homens’, no qual se integra o programa ECCLESIA, tem novos horários na Antena 1 da rádio pública, a partir de hoje; a emissão da Igreja Católica acontece às quintas-feiras, depois da meia-noite, e aos sábados e domingos, depois das 06h00.

A Lei de Liberdade Religiosa determina, no n.º 1 do art.º 25, que nos serviços públicos de televisão e de radiodifusão deve ser “garantido às Igrejas e demais comunidades religiosas inscritas, por si, através da respetiva organização representativa, ou conjuntamente, quando preferirem participar como se fossem uma única confissão, um tempo de emissão, fixado globalmente para todas, para prossecução dos seus fins religiosos”.

OC

 

Partilhar:
Share