Bispo auxiliar de Lisboa assinalou o Dia Mundial das Comunicações Sociais

Lisboa, 02 jun 2019 (Ecclesia) – D. Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa, assinalou hoje o Dia Mundial das Comunicações Sociais, convidando a passar da “comunidade digital à comunidade humana”

“Menos digital e mais comunidade”, disse, na homilia da Missa a que presidiu na igreja de Nossa Senhora da Graça, em Lisboa.

O responsável católico, presidente do Conselho de Gerência da Rádio Renascença e vogal da Comissão Episcopal responsável pelos media, assinalou que “as redes são importantes, mas não são um objetivo final”.

“O que é verdadeiramente importante é a presença de um amigo, da família, daqueles que fazem caminho connosco”, observou.

A Missa, no domingo da Ascensão, conta com a celebração de Batismos e Crismas.

A Igreja Católica celebra este domingo o Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS), com atenções sobre a dependência das redes sociais e o cyberbullying, com o objetivo de “circunscrever o fenómeno” que afeta, sobretudo, as novas gerações.

“As estatísticas relativas aos mais jovens revelam que um em cada quatro adolescentes está envolvido em episódios de cyberbullying”, adverte Francisco, na sua mensagem para 53.º DMCS, com o tema ‘Das comunidades de redes sociais à comunidade humana’.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais foi a única celebração do género estabelecida pelo Concílio Vaticano II, no decreto ‘Inter Mirifica’, em 1963; assinala-se no domingo antes do Pentecostes.

OC

Dia Mundial das Comunicações Sociais: Cyberbullying e dependência das redes sociais preocupam o Papa

Partilhar:
Share