Especialistas destacaram necessidade de adaptar mensagens às diversas plataformas

Foto: Arlindo Homem

Fátima, 26 set 2019 (Ecclesia) – As Jornadas de Comunicação 2019, que decorrem em Fátima, sublinharam hoje a necessidade de conhecer o público e comunicar com “verdade”, segredos para o sucesso no mundo digital.

O youtuber Fábio Lopes, conhecido como Conguito, locutor na Rádio Mega Hits, falou aos participantes da valorização do “sentido de comunidade”, na comunicação digital, e da importância de apresentar conteúdo com “verdade e coerência”, com o qual as pessoas se possam identificar, mostrando “alegria” no que se faz.

O Secretariado Nacional das Comunicações Sociais e a Rede Mundial de Oração do Papa em Portugal promovem entre hoje e amanhã uma nova edição das Jornadas de Comunicação, dedicadas ao tema “O impacto da imagem”.

O primeiro painel debate sobre ‘Comunicar um evento, um produto, uma pessoa’ teve a participação de Ricardo Florêncio, responsável da comunicação do ‘Rock in Rio’, o qual sublinhou a importância de “conhecer o público”, incluindo a sua presença nas redes sociais, e o próprio mercado, para adequar a estratégia de comunicação.

Ana Baleizão, responsável de RP e marketing de influência da ‘L’Oréal Grande Consumo’, assinalou por sua vez a necessidade de adaptar os conteúdos à plataforma e “vender credibilidade”.

A tarde prosseguiu com uma conferência de Ivo Neto, jornalista do JN e professor de Comunicação, sobre a forma como a digitalização da Comunicação levou à “convergência”, com a distribuição de conteúdos através de múltiplas plataformas.

O especialista destacou que o consumidor passou a ter um “papel ativo”, deixando de estar no fim da “cadeia da comunicação”.

Em debate, os participantes nos painéis da tarde debateram a necessidade de aplicar à Jornada Mundial da Juventude de 2022, em Lisboa, princípios da comunicação digital, como a figura de um “embaixador”, ou a promoção de eventos paralelos que valorizem a participação na iniciativa.

Esta iniciativa, que decorre na ‘Domus Carmeli’, em Fátima, integra pelo segundo ano consecutivo as Jornadas Nacionais de Comunicação Social, promovidas pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, e as IV Jornadas de Comunicação Digital, promovidas pela Rede Mundial de Oração do Papa em Portugal.

O programa inclui reflexões sobre os desafios da comunicação da Igreja aos jovens, estratégias de comunicação de eventos, marcas e pessoas e como usar o Instagram na comunicação de uma instituição eclesial.

A sexta-feira começa com uma conferência sobre ‘Instagram: a influência e o poder da imagem – Estratégias e Práticas’, por Paulo Salgado, docente da Universidade do Minho, antes da elaboração das conclusões.

Acrescentando uma vertente mais prática às Jornadas, o programa prevê, na tarde de sexta-feira, dois workshops sobre Design de comunicação de eventos (cartazes, posts para várias Redes Sociais) e captação e elaboração de pequenos vídeos institucionais, breves declarações ou entrevistas.

OC

Media: Igreja enfrenta «interpelação» das redes digitais em encontro nacional (c/fotos)

Partilhar:
Share