Media: Átrio dos Gentios online

http://www.atriodosgentios.pt/

Durante dois dias em Guimarães e Braga, que durante este ano são capitais europeias da cultura e da juventude respetivamente, vai realizar-se uma sessão do Átrio dos Gentios, estrutura criada pelo Pontifício Conselho da Cultura (CPC). “O Átrio dos Gentios, em Portugal como pelo mundo fora, pretende ser lugar de encontro e de diálogo entre crentes, não crentes, agnósticos, gentes de diferentes formações científicas, culturais e políticas, e diferentes sensibilidades e confissões religiosas. O Átrio em Guimarães e em Braga abre-se para o encontro e o diálogo à volta de um tema que, para além das crenças, solicita todos à investigação, à reflexão, ao diálogo, ao contraste, à discussão e à meditação: o valor da vida”.

Assim, esta semana sugerimos que passem pelo sítio criado especificamente para divulgar e informar o que vai decorrer entre os dias 16 e 17 de novembro. Ao digitarmos o endereço www.atriodosgentios.pt encontramos um espaço eminentemente informativo e com uma apresentação gráfica simples, mas bastante eficaz.
Na opção “átrio”, podemos aceder aos diversos artigos que vão sendo publicados relacionados com este encontro, nomeadamente consultar a partitura do hino oficial, e perceber o porquê da designação dada. É ainda possível ler a fundamentação que está na base da criação deste importante momento para a Igreja, que foi iniciado em Paris no mês de março de 2011.

Caso se pretenda inscrever, consultar ao pormenor toda a agenda para esses dois dias ou ler a biografia dos principais intervenientes em cada momento, basta clicar em “eventos”.

Em “galeria”, temos o álbum de merchandise do Átrio dos Gentios e o vídeo de divulgação, deste grande evento que conta com a organização do Instituto de História e Arte Cristãs da Arquidiocese de Braga, em articulação com o CPC.

Por último, chamamos a vossa atenção para as publicações que vão sendo colocadas nos espaços devidamente criados nas principais redes sociais (facebook, twitter e youtube). Ai podemos facilmente acompanhar o desenrolar deste acontecimento e porventura estarmos mais próximos de eventuais ajustes que vão sendo feitos ao calendário.

Fica então a sugestão, aceda a este sítio e vá percebendo que o “Átrio dos gentios é, portanto, o lugar onde se procuram percursos comuns, sem atalhos mas também sem diversões ou dispersões, onde a escuta é específica, mesmo na diferença de perspetivas”.

Fernando Cassola

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top