D. Manuel Linda presidiu à Eucaristia da festa do Senhor de Matosinhos

Matosinhos, 12 jun 2019 (Ecclesia) – O bispo do Porto disse que “o mar traz coisas boas”, como a imagem do Senhor de Matosinhos, e incentivou os católicos a uma atitude de gratidão.

“[A melhor atitude] é elevarmos as mãos para o alto e rezarmos: Obrigado, Bom Jesus, Senhor de Matosinhos, por tudo o que nos dais”, afirmou D. Manuel Linda, esta terça-feira.

Segundo informação enviada hoje à Agência ECCLESIA pela diocese nortenha, o bispo do Porto realçou a vocação “marítima” de saber acolher e agradecer, de receber e devolver, de ir e de voltar, para partilhar todos os bens recebidos.

O responsável assinalou que o culto do Senhor de Matosinhos chegou ao Brasil, país que esteve representado por representantes de Congonhas, Estado de Minas Gerais.

D. Manuel Linda apresentou Jesus Cristo Crucificado, o Bom Jesus de Matosinhos, como Único Salvador, ontem, hoje e sempre.

“Para a Cruz de Cristo, continuam a olhar, desde os primórdios da fé cristã até aos dias de hoje, todos aqueles que põem a sua esperança de salvação no Senhor e não em si mesmos ou nas suas obras”, disse na Eucaristia da festa que se celebra na terça-feira seguinte ao domingo de Pentecostes, este ano a 11 de junho.

O bispo do Porto alertou para os que “julgam não precisar de salvação” e se tomam por “autossuficientes”, bem como as pessoas que dizem “não precisar dos outros e muito menos do Outro absoluto, que é Deus”.

No final da celebração, D. Manuel Linda recebeu ‘Um abraço do Senhor de Matosinhos’, que é um conto de Rita Sineiro com desenhos de Avelino Leite.

A Eucaristia desta terça-feira, na igreja do Bom Jesus de Matosinhos, é considerada como “um dos aspetos mais importantes da programação religiosa” da festa do Senhor de Matosinhos com a procissão que se realizou no domingo de Pentecostes.

Segundo o comunicado, do programa destaca-se também o primeiro Congresso Internacional do Senhor de Matosinhos, que começou esta terça-feira e termina dia 13 de junho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

CB/OC

Partilhar:
Share