Mais de cinco mil já se inscreveram na JMJ 2011

Pastoral Juvenil prepara documento sobre boas práticas da Igreja no trabalho com os jovens

O responsável da Pastoral Juvenil da Igreja Católica mantém a expectativa da presença de 15 mil participantes nas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), marcadas para 16 a 21 de Agosto de 2011, em Madrid.

As mais de cinco mil inscrições sugerem que aquele número pode ser alcançado, até porque ainda faltam dez meses para o evento, disse à Agência ECCLESIA o padre Pablo Lima, de 28 anos.

Outro motivo de satisfação para o director do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) é a presença significativa do episcopado português no encontro com os jovens que decorrerá na capital espanhola a 18 de Agosto, e não 19, como inicialmente anunciado.

“Neste momento já foram 16 os bispos titulares que confirmaram a sua participação, o que representa um grande número”, sublinhou o sacerdote da diocese de Viana do Castelo.

Na primeira quinzena de Novembro vai ser publicado pela Paulinas o itinerário de formação espiritual para a JMJ, que inclui reflexões sobre a Bíblia, Baptismo, Igreja, Missão, Amizade, Matrimónio, Sacerdócio e Santidade.

Nove das 10 catequeses, redigidas pelos Secretariados Diocesanos de Pastoral Juvenil e movimentos, são introduzidas por prelados portugueses.

O primeiro texto da série, assinado pelo padre Pablo Lima, apresenta as orientações metodológicas sobre o processo rumo às Jornadas, tendo sido já publicado no site do DNPJ.

Entre 8 e 20 de Agosto, a Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude passou por Portugal, naquela que foi uma ocasião privilegiada para preparar o encontro de Madrid.

Os representantes dos Secretariados da Pastoral Juvenil de 17 das 20 dioceses territoriais portuguesas reunidos em Fátima esta Sexta-feira e Sábado para avaliar e planear as actividades do DNPJ consideraram que a visita do símbolo mais significativo da JMJ “superou as expectativas”, dado que o mês escolhido “é tradicionalmente difícil” para congregar os jovens, referiu o sacerdote.

O próximo “Fátima Jovem”, agendado para 7 e 8 de Maio de 2011, será “o grande encontro de celebração e preparação para as Jornadas”, afirmou o padre Pablo Lima.

Um dos pontos da agenda da reunião foi a apresentação da versão preliminar de um documento que pretende ser uma “pequena suma das condições mínimas, mas ao mesmo tempo absolutamente necessárias” para uma “boa Pastoral Juvenil”, revelou o responsável.

Entre os aspectos mencionados no texto, que deverá ser revisto até ao início do ano pastoral de 2011/12, o padre Pablo Lima destacou a indicação do “perfil” do responsável pela área da Juventude de cada diocese: “o que dele se espera, o que é necessário na hora de o nomear e a relação que ele deve ter com as paróquias, movimentos e DNPJ”.

“É um documento que vai nos dois sentidos: o que a Igreja espera e oferece aos jovens e o que estes esperam e pedem à Igreja diocesana, na pessoa do seu bispo e do responsável que ele nomeia”, sintetizou o responsável.

No dia 6 de Novembro realiza-se em Viseu a 12.ª edição do Fórum Ecuménico Jovem, dedicado ao tema “Quem é o meu próximo?”, evento que segundo o padre Pablo Lima quer “dar um testemunho de unidade e diálogo entre as várias Igrejas cristãs num momento difícil da crise económica”, ao mesmo tempo que responde à pergunta: “Onde e como podemos fazer o bem, conjuntamente?”.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top