Madeirenses em Fátima para «ver o Papa»

Milhares de peregrinos de todo o mundo e centenas de profissionais da comunicação social vão estar em Fátima entre os dias 11 e 14 de Maio próximo, por ocasião da primeira visita do Papa Bento XVI ao nosso país.

Desde que a notícia foi divulgada houve grande mobilização dos católicos portugueses e população em geral, incluindo os madeirenses que, desde logo, se organizaram através das paróquias e das agências de viagens. “Logo no mesmo dia em que se soube da visita do Papa muitas pessoas manifestaram interesse em ir ao Santuário em peregrinação”, revelou o Pe. Marcos Gonçalves, Reitor da Igreja do Colégio. “Temos um grupo de 50 pessoas, mas há outras em lista de espera; mais lugares disponíveis houvessem e esgotavam-se todos; optámos por este número devido à multidão de peregrinos que iremos encontrar; levamos um lenço alusivo à visita do Papa e serão dias de convívio e de comunhão com toda a Igreja”, acrescentou.

Apesar de se registar sempre grande procura ao logo do ano pelo Santuário de Fátima, e outras rotas do turismo religioso na Europa, “não há dúvida que a vinda do Papa é um convite muito grande à programação de importantes peregrinações”, disseram ao JM responsáveis de Agências de Viagens no Funchal – BravaTour e Good Luck Tours, por exemplo, que há muito apostam nesta vertente específica. “Regista-se um aumento de inscrições, nota-se a procura de mais informação a propósito desta visita do Papa”, confirmaram.

“Muitas pessoas até já foram a Fátima e a celebrações do dia 13 de Maio, mas o desejo de ver o Papa ganha outra dimensão”. E à pergunta se Bento XVI é um Papa das multidões como o seu antecessor (João Paulo II), o Pe. Marcos Gonçalves reconhece que “é diferente, apesar de tímido tem feito uma grande abertura na comunicação. Estava em Roma no dia em foi eleito e acompanhei de perto muitas das suas audiências gerais, em que as pessoas na Praça de São Pedro sentiam alegria em cumprimentá-lo. Mas, o importante não é a pessoa em si mas o que ele representa como Vigário de Cristo.”

“Além disso, escreve como nenhum outro, é um homem de grande reflexão e profunda oração; apesar de tantas pressões e notícias negativas, continua a manter muita serenidade e simplicidade no alto cargo que desempenha na Igreja”.

Fátima e o Papa «no coração dos crentes»
Numa breve reportagem feita pelo JM junto dalguns madeirenses, conclui-se que o Papa e a Virgem de Fátima estão no “coração dos crentes”. Há, na verdade, “muito interesse por estes acontecimentos que, mesmo exigindo alguns encargos porque a viagem de avião não é fácil para todos, são uma oportunidade única na nossa vida”.
“Costuma-se dizer que todos os caminhos vão dar a Roma; neste caso, todos os nossos caminhos vão dar a Fátima e para ver também o Papa, é algo histórico”.

“É uma graça esta peregrinação porque a nossa Diocese, também em Maio, vai ao Santuário entregar a Imagem Peregrina de Fátima. Melhor coincidência de datas não podia acontecer.”
“Sente-se que muitos madeirenses fazem o possível para participar nesta peregrinação, vêm perguntar pelos programas, querem saber se ainda há lugares…” .

A viagem “oficial e apostólica” do Papa a Portugal decorrerá entre 11 e 14 de Maio. Ao longo dos quatro dias de visita, Bento XVI vai fazer sete discursos, proferir três homilias, além de dirigir aos fiéis uma mensagem a propósito dos 50.º aniversário do Santuário de Cristo Rei de Almada.

O Papa, refere o site oficial da visita (www.bentoxviportugal.pt) desloca-se ao nosso país “para assinalar o décimo aniversário da beatificação de Jacinta e Francisco Marto”, mas também desloca-se a Lisboa e ao Porto.

Entretanto, na abertura da exposição “Jacinta Marto candeia que Deus acendeu”, a 11 de Março, em Fátima, o Reitor do Santuário, Pe. Virgílio Antunes, revelou que, ao mesmo tempo que se prepara para acolher o Papa no próximo mês de Maio, a instituição está a programar outro acontecimento – o centenário das “aparições de Nossa Senhora” em 2017; tendo apelado “à mobilização da Igreja em Portugal para a celebração deste aniversário” e para o qual a visita do Papa indicia já uma larga presença de peregrinos.

Jornal da Madeira

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top