Celebração decorre este ano sem tradicional arraial, por causa da pandemia

Foto: Paróquia do Monte

Funchal, Madeira, 05 ago 2020 (Ecclesia) – A comunidade católica da Madeira começa hoje a assinalar a novena de preparação para a festa de Nossa Senhora do Monte, até 15 de agosto, que decorre este ano sem o tradicional arraial, por causa da pandemia

O momento de oração acontece a cada noite, pelas 20h00, até 13 de agosto; no dia 14, os sinos tocam ao meio-dia e às 20h00 decorre a recitação do ângelus, acompanhando o momento da passagem da imagem de Nossa Senhora do Monte para andor e início da guarda de honra, seguindo-se a Missa presidida pelo pároco local, padre Vitor Sousa.

A 15 de agosto, dia da festa, celebra-se a Missa solene, presidida por D. Nuno Brás, bispo do Funchal, com transmissão televisiva e nas plataformas digitais.

Em declarações publicadas pelo Jornal da Madeira, da Diocese do Funchal, o pároco do Monte sublinha que se vive um momento “difícil”, que exige de todos “união e solidariedade”.

“É neste contexto que vamos viver a celebração das festas de Nossa Senhora do Monte e do Santíssimo Sacramento. Vamos como comunidade paroquial dar um grande sinal de solidariedade para com as pessoas que passam dificuldades devido a esta pandemia”, refere.

A celebração é marcada, pela “contenção das despesas da festa” e pela ajuda concreta às pessoas em dificuldades, com a iniciativa do “baú solidário”, que consiste na entrega de bens essenciais.

“Este ano, excecionalmente, haverá apenas uma ornamentação para todas as novenas sendo que cada novena poderá colocar algum arranjo floral ou símbolo que represente a sua novena em frente ao altar. Pedimos a compreensão das pessoas para o momento que vivemos e apelamos à solidariedade de todos”, apela o padre Vitor Sousa.

OC

Partilhar:
Share