Foto: Jornal da Madeira/Duarte Gomes

Funchal, Madeira, 07 mai 2021 (Ecclesia) – O bispo do Funchal lançou esta quinta-feira um livro sobre São Tiago Menor, padroeiro da cidade e da diocese, nas comemorações dos 500 anos do voto feito pelos católicos da ilha ao discípulo de Jesus.

A obra, intitulada ‘O justo bispo de Jerusalém. Quem foi São Tiago Menor?’, foi apresentada  na igreja do Colégio pelo bispo emérito do Funchal, D. Teodoro de Faria, que falou num “livro cientifico”, cuja leitura exige “certos conhecimentos da Sagrada Escritura, da História Universal, principalmente da época de Jesus e comunidade cristã primitiva, além das fontes cristãs e pagãs”.

Já o bispo do Funchal, D. Nuno Brás, admitiu que a obra nasceu da necessidade de aprofundar o seu conhecimento sobre a figura de São Tiago Menor.

“O importante era conhecer a personalidade de São Tiago Menor, perceber quem é que ele era e aquilo que nós podemos historicamente conhecer de São Tiago Menor”, declarou.

O autor destacou que o apóstolo era “um homem sábio, olhado por todos, respeitado por todos, e que sabia fazer pontes entre os vários grupos cristãos, entre os judeus e cristãos e é verdadeiramente este homem que é o justo, o sábio, o justo bispo de Jerusalém”.

O livro, que está dividido em cinco capítulos, foi editado pela Diocese do Funchal e pode ser adquirido na Cúria Diocesana.

OC

Funchal: Bispo destacou exemplo de «diálogo, cuidado pelos pobres», e esperança de São Tiago Menor

 

Partilhar:
Share