Cardeal-patriarca envia carta aos sacerdotes, em tempos «particularmente exigentes»
Lisboa, 19 jun 2020 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa enviou uma carta aos padres que vivem na diocese, assinalando o Dia Mundial de Oração pela Santificação do clero, sublinhando as dificuldades criadas pela pandemia de Covid-19.
“Estamos agora em desconfinamento paulatino, retomando cautelosamente as celebrações e ações comunitárias. Vamos reencontrando o nosso lugar, no lugar de todos”, refere D. Manuel Clemente, num texto divulgado pelo Patriarcado de Lisboa.
A missiva sublinha que os últimos meses, marcados pela pandemia, foram “particularmente exigentes” para as comunidades e para os ministros católicos.
“Chamados e formados para acompanhar as comunidades, não o pudemos fazer presencialmente e alguns viveram em isolamento custoso. Superamos como pudemos essa grande limitação, usando os atuais meios de comunicação, com bastante criatividade até”, assinala o patriarca de Lisboa.
Para o cardeal português, é necessário manter as dinâmicas de “oração, partilha e convívio” que se criaram no confinamento.
“Rezo muito especialmente por isso, porque o acompanhamento mútuo é indispensável para o bom exercício do ministério. Assim começou com Cristo e os doze e assim aconteceu nos melhores períodos da Igreja”, acrescenta.
Para D. Manuel Clemente, os momentos difíceis e tempos conturbados são “ocasiões para aprofundar a relação”.
“Por razões que só Deus sabe, o amor de Cristo tocou-nos fortemente. Ao ponto de fazer de nós sacramentos da sua entrega (sacerdotes) e da sua compaixão (pastores), para bem de todos. Por isso aqui estamos e assim continuamos”, escreve.
A carta é acompanhada pela informação de que as ordenações sacerdotais do dia 28 de junho vão ter participação limitada, face às atuais condições de saúde pública; a tradicional Missa Crismal, que se celebrou na Quinta-feira Santa, foi este ano suprimida, como aconteceu na Diocese de Roma, por decisão do Papa.
OC
O Sector de Animação Vocacional (SAV) do Patriarcado de Lisboa publicou, para este dia de oração, um vídeo com testemunhos de sacerdotes e de quem se compromete a rezar por eles. |