Lisboa, 31 mai 2022 (Ecclesia) – A obra ‘O Catolicismo, Portugal e a Europa – Uma relação criativa’ de D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, é lançada hoje, às 18h30, no Auditório Cardeal Medeiros da Universidade Católica Portuguesa.
A obra que tem a chancela da UCP Editora é apresentada por José Manuel Durão Barroso, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
Na nova obra, D. Manuel Clemente procura “compreender a recomposição do catolicismo na sociedade contemporânea”, e analisar a relação entre a Igreja e a sociedade no liberalismo e no republicanismo, informa a Universidade Católica.
A reitora da UCP assinala no prefácio que a edição desta obra constitui um gesto de “reconhecimento e de justa homenagem” a um pensamento que “cria incisão, incluindo igualmente a reflexão crítica de alguns dos seus mais importantes estudiosos”.
“O pensamento de D. Manuel Clemente, uma das vozes mais relevantes da intelectualidade portuguesa, afigura-se central para, a partir da reflexão sobre o passado, se entender o presente e projetar o futuro, sobretudo num tempo de particular exigência para o modelo civilizacional e cultural que radica nas raízes cristãs e de forte ameaça ao projeto social, económico e político da Europa”, desenvolve Isabel Capeloa Gil.
Na sessão, presencial e também transmitida online, haverá um diálogo entre D. Manuel Clemente e António Araújo que vão falar sobre «Portugal e a Europa: Uma conversa sem fim».
LFS