Lisboa: Simpósio Internacional sobre Santo António

Pelos 70 anos da proclamação de Santo António Doutor da Igreja

Lisboa, 04 jun 2016 (Ecclesia) – O Museu de Lisboa – Santo António e o Centro Cultural Franciscano promove hoje o Simpósio Internacional Antoniano ‘Exulta Lusitania Felix’ sobre a importância de Lisboa e Coimbra na formação teológica e intelectual do santo português.

Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, o frade franciscano padre Francisco Sales Diniz contextualiza que o Simpósio Internacional Antoniano assinala os 70 anos da proclamação de Santo António Doutor da Igreja (1946-2016), “único santo de nacionalidade portuguesa com essa distinção”.

O colóquio começa às das 10h00 e termina às 19h00 e decorre no Centro Cultural Franciscano, em Lisboa.

A sessão de encerramento, a partir das 18h00, é da responsabilidade do cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente e o presidente do Município lisboeta, Fernando Medina e foram convidados conferencistas nacionais e internacionais.

O título honorífico de Doutro da Igreja foi atribuído a Santo António em 1946 pelo Papa Pio XII, na Bula Exulta Lusitania Felix.

“Veio confirmar a tradição mantida ao longo dos séculos pelos franciscanos italianos e portugueses que sempre prestaram a Santo António (c. 1191 – 1231) o culto dos doutores da Igreja”, acrescenta o comunicado.

O Simpósio Internacional Antoniano Exulta Lusitania Felix quer destacar a “importância de Lisboa e Coimbra” na formação teológica e intelectual de Santo António, revelada, posteriormente, “na sua pregação em Itália e França, e que chegou até” à atualidade.

A Câmara Municipal de Lisboa através do Museu de Lisboa – Santo António e o Centro Cultural Franciscano organizam o Simpósio Internacional Antoniano ‘Exulta Lusitania Felix’ com a colaboração com a revista Itinerarium e o CEFi – Centro de Filosofia da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top