Lisboa, 25 mar 2022 (Ecclesia) – A Sé Patriarcal de Lisboa também recebe hoje o “Ato solene de Consagração da humanidade, particularmente da Rússia e da Ucrânia, ao Imaculado Coração de Maria”, numa celebração presidida pelo bispo auxiliar D. Joaquim Mendes, a partir das 16h00.
O Patriarcado de Lisboa informa que a celebração na Sé começa com uma Missa, seguindo-se a oração do Terço e o Ato de Consagração, em sintonia com a celebração que o Papa Francisco vai presidir no Vaticano, e que se vai realizar na Capelinha das Aparições em Fátima.
O Papa, numa carta enviada a todos os bispos, convidou-os a unirem-se ao Ato de Consagração e pediu para serem convocados “os sacerdotes, os religiosos e os outros fiéis” para esta oração.
“De modo que o santo Povo de Deus faça, de modo unânime e veemente, subir a súplica à sua Mãe”, explicou Francisco.
“Um gesto da Igreja universal, que neste momento dramático leva a Deus, através da Mãe d’Ele e nossa, o grito de dor de quantos sofrem e imploram o fim da violência, e confia o futuro da humanidade à Rainha da Paz”, acrescenta, destaca o Patriarcado de Lisboa.
No Santuário de Fátima, a celebração vai ser presidida pelo cardeal cardeal Konrad Krajewski, o esmoler do Papa Francisco.
O enviado do Papa a Fátima disse trazer consigo a imagem do “povo martirizado” pela guerra, esta quinta-feira, em declarações aos jornalistas após uma audiência com o cardeal-patriarca de Lisboa.
D. Konrad Krajewski já esteve na Ucrânia para manifestar a solidariedade do Papa, neste mês de março.
CB