Lisboa: Santo António revisitado por «diferentes gerações e correntes artísticas»

Visões do franciscano português «na devoção e na arte» em exposição na galeria «A Arte da Terra»

Lisboa, 11 jun 2015 (Ecclesia) – A galeria ‘A Arte da Terra’ tem patente uma exposição que mostra e comemora Santo António de Lisboa através da visão e trabalho de “cerca de 90 artistas portugueses”.

“Muitos povos orientais e asiáticos questionam quem é a figura masculina com uma criança ao colo que se vê em Lisboa. Está muito enraizado na cultura portuguesa e lisboeta e é interessante para a cultura internacional”, destaca uma das responsáveis da galeria ‘A Arte da Terra’.

À Agência ECCLESIA, Filomena Frade explica que desde há 14 anos, nesta altura do ano, desafiam “diferentes artistas com diversas visões e diversos materiais” para mostrar e comemorar o Santo António.

“Há pessoas que se ferem porque dizem que Santo António não tinha aquela imagem ou que é gozar com a figura mas é arte pura e cada artista quando cria tem uma visão própria. É inesgotável”, desenvolveu a responsável.

A Galeria ‘A Arte da Terra’ este ano convidou cerca de 90 artistas –  artesãos, escultores, pintores, designers, joalheiros – de “diferentes gerações e correntes artísticas” que desenvolveram a peça desde “o mais contemporâneo até ao mais tradicional”.

Situada em Alfama, esta mostra conta também com a participação do Museu de Santo António, em Lisboa, que disponibilizou algumas obras do seu espólio, e no fim da exposição a galeria vai oferecer uma das peças ao museu dedicado ao santo franciscano.

“Este crescimento é muito importante. São todas estas iniciativas que fazem crescer o interesse pela figura”, observa ainda Filomena Frade sobre a exposição patente até ao dia 30 de junho, das 11h00 às 20h00.

Este evento da galeria ‘A Arte da Terra’ também faz parte do programa oficial das Festas da Cidade de Lisboa.

OC/CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top