Lisboa recebe beatificação no próximo ano

Madre Maria Clara do Menino Jesus será a quinta portuguesa a ser beatificada em dez anos

A Madre Maria Clara do Menino Jesus (1843-1899), será beatificada na Dioceses de Lisboa, no próximo ano, revelou à Agência ECCLESIA a Irmã Maria Lucília, vice-postuladora da causa de canonização.

Bento XVI assinou hoje, 10 de Dezembro, o decreto da aprovação do milagre atribuído à fundadora da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição (CONFHIC), último passo antes da celebração da beatificação.

Segundo a vice-postuladora da causa, o local da cerimónia está a ser escolhido entre um conjunto de espaços ao “ar livre”.

A CONFHIC sugeriu ainda que a beatificação aconteça em fins de Maio ou princípios de Junho de 2011, mas essa decisão compete à Secretaria de Estado do Vaticano.

O milagre atribuído à Mãe Clara, como é conhecida, ocorreu em Baiona (Espanha), numa “devota” que, em 1998, foi ao seu túmulo e pediu a cura de um pioderma gangrenoso (doença cutânea ulcerativa). A cura realizou-se a 12 de Novembro de 2003.

Georgina Troncoso Monteagudo “levou 34 anos com o braço preso ao peito e com intervenções cirúrgicas amiudadas”, referiu a Irmã Maria Lucília.

Desde o início até ao encerramento do processo, diz a vice-postuladora, as dificuldades “foram enormes”. Os documentos “escasseavam, mas sabíamos da fama de santidade” e acabou por ser possível comprovar “a vida heróica de Madre Maria Clara”.

Esta religiosa do século XIX vai juntar-se, assim, a cinco portugueses beatificados nos últimos dez anos: os Pastorinhos Francisco e Jacinta, de Fátima (13 de Maio de 2000); frei Bartolomeu dos Mártires (4 de Novembro de 2001); Alexandrina de Balasar (25 de Abril de 2004, no Vaticano) e Rita Amada de Jesus (28 de Maio de 2006, em Viseu).  Também neste período foi beatificado o Imperador Carlos de Áustria (3 de Outubro de 2004), que faleceu no Funchal.

A estas beatificações soma-se a canonização de Nuno Álvares Pereira, o Santo Condestável, que aconteceu a 26 de Abril de 2009, no Vaticano.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top