Lisboa: Que tal «um encontro amigável de futsal entre católicos e muçulmanos?»

Convite feito pelo Sheik David Munir a um grupo da Paróquia de Palhais / Santo António que visitou a Mesquita Central

Lisboa, 23 mai 2017 (Ecclesia) – Um grupo da Paróquia de Palhais / Santo António, da diocese de Setúbal, visitou a Mesquita Central de Lisboa e a comunidade muçulmana que frequenta aquele espaço de culto.

Segundo um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a iniciativa teve como anfitrião o Sheik David Munir, responsável pela Mesquita Central de Lisboa, que “deu a conhecer a história da fundação desta comunidade islâmica” e da “construção” daquela que “foi a primeira Mesquita construída de raiz em Portugal”, em 1985.

Os visitantes ficaram depois a conhecer o significado de vários costumes muçulmanos, a começar pelo Ramadão (que começa a 26 de maio) e o respetivo jejum.

Tiveram também ocasião de conhecer os espaços principais da Mesquita Central de Lisboa, desde a sala de orações à sala mortuária, o refeitório, “onde se servem centenas de refeições mensalmente, gratuitas para os pobres da cidade”, e o pavilhão desportivo.

Neste espaço, o Sheik David Munir desafiou o grupo da Paróquia de Palhais / Santo António para “um encontro amigável de futsal entre católicos e muçulmanos”, que poderá ser realizado em breve.

A visita da referida paróquia à Mesquita Central de Lisboa começa a ser já uma tradição e insere-se na promoção da “amizade entre os diversos povos e religiões que louvam o mesmo Deus Misericordioso e Misericordiador”.

A Comunidade Islâmica de Lisboa foi constituída em 1968 por um grupo de jovens estudantes muçulmanos, oriundos das ex-colónias, que na altura se encontravam a estudar em Lisboa.

Em 1977, a Câmara Municipal de Lisboa cedeu um terreno para a construção de uma Mesquita, que foi inaugurada em 1985.

Em Portugal existem atualmente mais de 50 mil muçulmanos em várias zonas do território, nomeadamente na área de Lisboa, Porto e Algarve.

Existem Mesquitas em várias cidades nacionais, como no Barreiro e no Porto, em Viseu e Albufeira.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top