Lisboa: Plataforma de Ação «Laudato Si» oferece «Kit de Ferramentas Ecológicas» para Jornada Mundial da Juventude

Recursos incluem «10 essenciais para o eco-peregrino» a caminho da capital portuguesa

Cidade do Vaticano, 21 jun 2023 (Ecclesia) – A ‘Plataforma de Ação Laudato Si’ (PALS), do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral (Santa Sé), preparou um ‘Kit de Ferramentas Ecológicas’ para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Lisboa, que decorre de 1 a 6 de agosto.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a PALS destaca que a iniciativa visa oferecer “recursos úteis” para qualquer pessoa que participe na JMJ Lisboa 2023, convidando a partilhar este conteúdo com os jovens.

O kit oferece três propostas, de momento: ‘A Caminho da Jornada Mundial da Juventude: 10 [coisas] imprescindíveis para o Eco-Peregrino’; ‘12 Maneiras pelas quais os Jovens Podem Viver a Laudato Si’; e informação sobre o que é a Plataforma de Ação Laudato Si’, que pode ser usado em eventos ou numa “breve apresentação”.

A ‘Plataforma de Ação Laudato Si’ da Santa Sé assinala que no caminho para a JMJ Lisboa 2023 “vale a pena pensar nas pequenas ações”, na hora de preparar a mochila, que depois podem fazer a diferença nos dias do encontro em Portugal, como levar uma garrafa de água reutilizável, “utilizar pequenas caixas para ‘snacks’ com frutos secos ou biscoitos comprados a granel”, ter um kit para com talheres reutilizáveis para as refeição, e procurar “ecopontos para as embalagens de papel, vidro e plástico”.

O organismo da Santa Sé sugere também aos peregrinos da Jornada Mundial da Juventude limitem “o uso de telemóvel ao estritamente necessário”, dando preferência “às conversas pessoais no grupo e com os outros peregrinos”, que evitem a “partilha contínua de fotos e vídeos”.

A sustentabilidade é uma das marcas da organização e realização da JMJ lisboa 2023, que já é visível numa carta-compromisso, na Plantação Mundial de Árvores, no ‘Diário da Sustentabilidade’, a calculadora de impacto ambiental  que está em desenvolvimento, ou o futuro kit do peregrino que, por exemplo, vai ter uma garrafa reutilizável.

A PALS é uma iniciativa do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral inspirada na encíclica ‘Laudato Si’: Sobre o Cuidado da Casa Comum’, e sugere também aos jovens 12 formas de viver a Laudato Si’ este documento do Papa Francisco, começando por inscrever a família “na plataforma” de ação Laudato Si.

Aos jovens é sugerido também que reduzam “o uso de energia e água”, “o desperdício” e também o uso de combustíveis fósseis, que façam as compras “com sabedoria” e tratem “todas as pessoas com dignidade”, por exemplo.

Segundo a plataforma estes recursos também são “adequados para outras ocasiões nas comunidades locais”, seja durante eventos relacionados com a Jornada Mundial da Juventude ou outros.

“Para além do Clamor da Terra e do Clamor dos Pobres, a Laudato Si’ é um forte convite para responder ao ‘clamor das novas gerações’. O futuro dos nossos jovens depende do nosso cuidado com a Terra e com tudo o que vive nela, e é essencial uma resposta multigeracional”, desenvolve o comunicado, indicando que vão continuar a explorar formas dos setores da PALS continuarem a “colaborar com os jovens no cuidado com a nossa casa comum”

Plataforma de Ação Laudato Si’ é uma “plataforma virtual e uma comunidade mundial” com medidas para “cuidar da terra e dos pobres”, com pessoas de todas as origens, crenças, e níveis de experiência que “refletem sobre seus estilos de vida, avaliam oportunidades de mudança e definem planos de ação concretos que ajudam a renovar o relacionamento com Deus, com os outros e com a natureza”.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top