Lisboa: Igreja de Santo António acolhe festa dos 30 anos do «Espírito de Assis»

Iniciativa deste domingo vai recordar o primeiro encontro inter-religioso pela paz promovido pelo Papa João Paulo II em 1986

Lisboa, 30 out 2016 (Ecclesia) – A comunidade franciscana da Igreja de Santo António à Sé, em Lisboa, vai assinalar hoje os 30 anos do “grande encontro inter-religioso pela paz”, que o Papa João Paulo II promoveu em 1986 na cidade italiana de Assis.

“Ao longo dos anos, a Família Franciscana em todo o mundo tem promovido a celebração deste acontecimento, dando a estas iniciativas o título de Espírito de Assis”, realça a congregação, num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

A 27 de outubro de 1986, São João Paulo II juntou em Itália líderes de várias religiões para, em espírito de comunhão e unidade, rezar pela pacificação do mundo e pela sã convivência entre todas as crenças.

Em referência a esse evento “intercultural”, os franciscanos da Igreja de Santo António, em Lisboa, prepararam um vasto programa de comemoração, a partir das 17h00, sob o lema “A paz é fruto do encontro entre os povos e as culturas”.

A festa começa em ritmo de oração, com uma missa que contará com a participação de um coro africano e outro ucraniano, de jovens em representação de todos os continentes, e que incluirá fado e dança.

Os representantes das várias comunidades deverão trazer as bandeiras dos seus países e outros símbolos da sua cultura, para depois os colocarem sobre o altar durante o ofertório da Eucaristia.

Os festejos continuarão depois com um lanche convívio e um espetáculo intercultural cheio de música e animação, com o contributo do coro da Igreja de Santo António e de diversos fadistas que apresentarão obras com temática religiosa.

Será uma oportunidade para ouvir temas como “Avé-Maria Fadista”, com José Henrique Correia; “Foi Deus”, interpretado por Luís Manuel; e “Que Deus me perdoe”, de Joana Eleutério.

O ano de 1986, em que teve lugar o encontro de Assis, foi declarado pela Organização das Nações Unidas como Ano Internacional da Paz.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top