Lisboa: Exposição comemora 300 Anos da Embaixada de D. João V ao Papa Clemente XI

Ministro da Cultura marca presença na inauguração da mostra do Museu Nacional dos Coches

Lisboa, 08 jul 2016 (Ecclesia) – O ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, vai estar hoje presente na inauguração da exposição que assinala os 300 Anos da Embaixada de D. João V ao Papa Clemente XI, pelas 18h30, no Museu Nacional dos Coches.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC) informa que vai ser possível ver o conjunto dos “três coches triunfais” que integraram a Embaixada de D. João V ao Papa Clemente XI, na Sala de Exposições Temporárias.

A mostra vai acolher o ‘Coche do Embaixador’, o ‘Coche dos Oceanos’ e o ‘Coche da Coroação de Lisboa’, que foram construídos em Roma.

O GEPAC destaca que os coches revelam uma “grande qualidade artística” nos grupos escultóricos que têm uma mensagem alegórica que dá “ênfase” ao título de Estado de ‘Senhor da Conquista, Navegação e Comércio da Etiópia, Arábia, Pérsia e Índia’ que D. João V “tinha por direito”.

O reinado de D. João V foi um dos “mais significativos” para a diplomacia portuguesa que fez do “ponto alto de ostentação”, da Embaixada ao Papa Clemente XI, o envio de D. Rodrigo Annes de Sá Almeida e Meneses, 3.º marquês de Fontes, a 8 de julho de 1716.

O Ministério da Cultura acrescenta que o objetivo da “Embaixada” foi “obter” alguns privilégios para a Igreja Portuguesa e destaca a Bula do Papa Clemente XI que atribuiu “o estatuto de Patriarcal à cidade de Lisboa”, a 7 de novembro desse ano.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top